Na tarde desta sexta-feira, 3 de setembro, foi realizado em Leopoldina um evento no Bairro Alto da Boa Vista (Solar) em comemoração ao Dia da Independência do Brasil e aos 40 anos de inclusão da mulher na Polícia Militar de Minas Gerais, celebrado no dia 1º.
De acordo com a corporação, os militares Tenente Araújo, Sargento Edleny e Cabo Coelho conversaram com as crianças e adolescentes sobre a semana da pátria, símbolos nacionais e um pouco sobre a vida militar, com ênfase na necessidade de disciplina e respeito às leis e ordens, não só para os militares, mas para todos os cidadãos.
Foi feito um pequeno treinamento de ordem unida com execução de comandos a pé firme e realizado um concurso de canto do Hino Nacional, com premiação dos melhores colocados. Os participantes cantaram o Hino Nacional Brasileiro, como forma de ressaltar o civismo e amor à pátria.
As meninas tiveram oportunidade de vestir fardas em alusão ao aniversário de ingresso da mulher na PMMG. O governador Romeu Zema institui o dia 1 de setembro como Dia do Policial Militar Feminino, através da Lei sancionada nesta semana.
Ao final, as crianças bateram um papo com os policiais fazendo perguntas sobre a Polícia e entraram na viatura para conhecer a sirene e equipamentos.
Além disso, foram distribuídos brindes para as crianças, além de pipoca e algodão-doce. A PM ressaltou que o evento trata-se de uma ação de aproximação comunitária.
A representante da associação dos moradores, Raquel de Freitas, mobilizou a comunidade e está em constante contato com a Polícia Militar e outras entidades em prol de ações para o bairro.