Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou às margens da Estrada Real, no distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima, e se alastrou rapidamente para área da serra e se propagou pela região.
De acordo com testemunhas, uma pessoa teria passado às margens da via ateando fogo. Até as 13h, o suspeito não havia sido identificado.
Ainda segundo a corporação, durante a manhã, havia cinco focos na base da Serra do Gandarela. No início da tarde, quatro militares atuavam no combate às chamas.

Dentro do Parque Nacional da Serra do Gandarela, brigadistas atuam desde o início da manhã no combate a focos, localizados na região de Rio Acima.
No sábado, um incêndio já havia atingido a área e, por volta das 4h desta, chamas voltaram a atingir o local.
Quase 300 chamados no fim de semana
O Corpo de Bombeiros registrou, entre as 22h desta sexta-feira (3) até as 7h desta segunda-feira (6), 292 chamados de incêndios em vegetação na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Na capital, desde a tarde deste domingo (5), militares e brigadistas trabalham no combate às chamas no Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul da capital. Um helicóptero do Instituto Estadual de Florestas (IEF) também auxilia a operação.
Fonte: G-1 Minas