Incêndio no entorno do Parque Estadual do Ibitipoca é controlado; rescaldo é feito nas áreas atingidas para não ter alastramento das chamas
10/09/2021 14:01 em REGIÃO

 

O incêndio no entorno do Parque Estadual do Ibitipoca, que começou na tarde de quinta-feira (9), foi controlado na manhã desta sexta (10). A informação foi confirmada ao G1 pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). As chamas não atingiram o interior da unidade de conservação e, agora, ocorre o trabalho de rescaldo das áreas atingidas para que não haja alastramento das chamas.

 

"Brigadistas, militares do Corpo de Bombeiros e servidores do parque atuam no monitoramento e rescaldo das áreas atingidas. Um helicóptero também apoia, desde a tarde de quinta-feira, nas atividades de combate e monitoramento", explicou o Estado em nota.

 

Sobre a área total atingida, a Sisema informou que ainda não há informações do total.

Nesta manhã, o Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora chegou a informar para a reportagem que os trabalhos retornaram nesta madrugada e, no início da manhã, contavam com apoio da aeronave.

 

"O incêndio está sendo controlado e as guarnições de bombeiros militar e os brigadistas do Parque Estadual de Ibitipoca fazem a prevenção no entorno do Parque para evitar que o incêndio passe para o interior", citou a corporação em nota.
E no Instagram, o Parque Estadual do Ibitipoca e o Instituto Estadual de Floresta (IEF) Regional Mata chegaram a postar informações sobre o incêndio e pediram ajuda da comunidade para levar água, lanche e transporte para os brigadistas e bombeiros que atuam no combate ao fogo.

Início do incêndio

 

O início do incêndio foi registrado no entorno do Parque Estadual do Ibitipoca na quinta-feira (9). De acordo com a Sisema, 4 funcionários da Unidade de Conservação, 1 brigadista e 10 voluntários foram para o local combater as chamas.

Além disso, o Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora também foi acionado para atuar na ocorrência, que a princípio foram com um veículo, uma motocicleta e um helicóptero.

Para a reportagem, a assessoria da Sisema informou que o incêndio foi detectado no entorno da Unidade de Conservação e que todo o trabalho de combate seria feito para evitar que o fogo não atingisse o interior do parque.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!