A liberação da volta dos torcedores foi anunciada pela prefeitura na última quinta-feira (9), após uma reunião entre o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e representantes dos clubes, da polícia e das torcidas organizadas. A ocupação máxima permitida é de 30% da capacidade dos estádios.
A portaria 0458/2021, assinada pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, também altera os protocolos sanitários para os jogos de futebol. O texto estabelece que todos os portões do estádio que derem acesso aos setores comercializados devem estar disponíveis para entrada e saída dos torcedores e devem ser fechados uma hora antes da partida.
Determina, ainda, que a venda de alimentos e bebidas deve ser realizada exclusivamente nos bares ou balcões.
A presença do público nos estádios foi liberada em Belo Horizonte pela primeira vez, desde o início da pandemia, no dia 29 de julho, mas voltou a ser proibida no dia 22 de agosto, após aglomerações e descumprimento de protocolos nas partidas realizadas por Atlético-MG e Cruzeiro, no Mineirão.
No jogo de Atlético-MG e River Plate, pela Copa Libertadores, no dia 18 de agosto, foram registradas várias cenas de aglomeração de torcedores sem máscara no entorno do estádio.
No dia 20 de agosto, quando o Cruzeiro enfrentou o Confiança pela Série B do Campeonato Brasileiro, a Guarda Municipal abordou 1.073 torcedores sem máscara ou que usavam o acessório incorretamente no entorno do Mineirão.
Fonte: G-1 Minas