Incêndio na Serra da Farofa já dura mais de uma semana e se aproxima do Inhotim
16/09/2021 15:41 em REGIÃO

 

O incêndio na Serra da Farofa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já dura mais de uma semana e se aproxima do Inhotim, em Brumadinho, na manhã desta quinta-feira (16).

Cerca de 2 km separam o topo da serra, onde brigadistas tentam controlar as chamas, do museu de arte contemporânea.

Segundo a direção do Inhotim, o incêndio não interfere nas atividades do museu, que funciona normalmente. A equipe de brigada de incêndio do instituto estava atuando junto às brigadas da Carcará, Associação Mineira de Defesa da Ambiente (Amda) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para conter o fogo, por volta das 11h20.

De dentro do museu, é possível ver a fumaça na Serra da Farofa.

Na tarde desta quarta-feira (15), bombeiros atuavam para apagar as chamas que atingiam a Serra da Farofa em São Joaquim de Bicas. A serra ainda abrange o município de Igarapé.

Outros incêndios

 

Em Rio Acima, também na Grande BH, um incêndio atinge uma unidade de conservação. O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta quarta-feira (15), paralisou os trabalhos na madrugada e, na manhã desta quinta-feira (16), retomou o combate às chamas, que se alastram em direção ao condomínio Canto das Águas.

Na Serra da Moeda, na Região Central de Minas Gerais, os bombeiros foram chamados na manhã desta quinta-feira (16) para combater um incêndio em vegetação mista, que apresenta risco para residências e moradores.

Os militares também foram trabalharam durante toda a madrugada desta quinta-feira (16) no combate a um incêndio no bairro Borba Gato, em Sabará, na Região Metropolitana, que ameaçava atingir uma empresa com grande quantidade de explosivos armazenada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, pela manhã, novos focos de incêndio foram registrados na região do Borba Gato.

Apenas de 0h às 18h desta quarta-feira, os bombeiros registraram 256 chamados relacionados a incêndios florestais em Minas Gerais. Diante de tantas ocorrências, os militares têm priorizado o combate a incêndios que colocam em risco vidas e propriedades.

De acordo com o tenente Pedro Aihara, além da Grande BH, há equipes atuando em cidades como Teófilo Otoni, Janaúba, Piumhi, Brasília de Minas, Lavras, Montes Claros, Mirabela e Itabira.

"É um cenário bastante complicado neste ano. As temperaturas médias bastante elevadas, a gente também enfrenta um cenário de umidade relativa do ar muito baixa, isso contribui para a rápida propagação dos incêndios. É importante lembrar que 99% desses incêndios são provocados pela ação humana", afirmou o tenente, em entrevista ao Bom Dia Minas desta quinta-feira.

 

Fonte: G-1 Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!