Raio que caiu em uma cachoeira próximo a Barbacena mata uma pessoa e fere 30.
09/02/2016 09:12 em REGIÃO

 

"Quando chegamos à cachoeira, o céu estava claro e tinha sol, mas de repente o tempo fechou. Então eu escutei um estouro e chamei o pessoal para ir embora. Foi quando vi o clarão de um relâmpago e fui arremessado por quase seis metros. Apaguei e só acordei no hospital". Este é o relato de Álvaro Silva, de 23 anos, uma das vítimas do raio que caiu em uma cachoeira na cidade de Santana do Garambéu, nesse domingo (7), e deixou uma pessoa morta e outras 30 feridas, três em estado grave.

Álvaro é primo do marido de Rosilene Alves, a jovem de 28 anos que morreu na manhã desta segunda-feira (8) também vítima da descarga elétrica. Ele é morador de Campolide, área rural de Barbacena. Em entrevista aoG1, Ávaro disse que foi com os familiares passear na cachoeira e que chegaram ao local por volta das 15h. Aproximadamente duas horas depois o acidente aconteceu.

"Nós não estávamos próximos à cachoeira, mas perto de um riacho, localizado pouco acima do balneário. No momento do acidente eu estava em pé, atrás da Rosilene. Ela estava sentada embaixo de uma tenda", lembrou o jovem. Depois de atendido em um hospital em Barbacena, Álvaro recebeu alta na madrugada desta segunda, mas ainda se queixa de dores na cabeça e disse que está com as costas machucadas e com um corte na cabeça por causa do acidente.

Outros feridos
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 80 pessoas estavam no balneário quando aconteceu a descarga elétrica e 30 precisaram ser atendidas. Segundo a PM, dessas 30 pessoas, dois jovens, um de 25 e uma de 20, também receberam atendimento médico em Barbacena. Moradores informaram ao MGTV que todas as vítimas já receberam alta, mas o G1 ligou para o setor de assistência social do Hospital Regional, que afirmou que não repassa informações sobre o estado de saúde dos pacientes.

Explicação
O geógrafo especialista em Climatologista, Thiago Oliveira, explicou que as descargas elétricas são bem comuns nesta época do ano, quando é maior a presença de massas de ar quentes e úmidas. O relevo montanhoso de Minas Gerais ainda favorece essa incidência. No caso dos ambientes de cachoeira, a preocupação é maior porque há umidade, as rochas favorecem a troca de elétrons com a base da nuvem e a água facilita essa condução.

Raio caiu em cachoeira
Cerca de 80 pessoas estavam no balneário da Cachoeira da Água Limpa, em Santana do Garambéu, na estrada de acesso a Andrelândia, no final da tarde desse domingo (7) quando começou a chover e o raio atingiu o local. A descarga elétrica percorreu de cinco a oito metros na área próxima à cachoeira.

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros de Barbacena, Jaime Tomaz, 30 pessoas reclamaram de dores e mal-estar repentino e foram atendidas no posto de saúde do município e liberadas. E outras quatro precisaram ser reanimadas.O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local. O G1 entrou em contato com a central para obter mais detalhes sobre o caso, mas as ligações não foram atendidas.

Fonte: G1 Zona da Mata

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!