Alunos de São João Nepomuceno produzem Tijolo de Jeans, confeccionado a partir de retalhos
18/09/2021 06:23 em REGIÃO

 

A equipe de robótica do SESI de São João Nepomuceno foi procurada por um empresário da cidade para o estabelecimento de uma parceria. O proprietário da Piacatuba Consultoria de Moda LTDA. conheceu o projeto de solução inovadora “Tijolo de Jeans”, dos alunos da equipe Delta, e manifestou interesse de atuar em parceria para desenvolver o conceito e criar um produto com aplicações comerciais para a indústria têxtil e da construção civil, incorporando-o na cadeia produtiva de sua empresa. A ideia desenvolvida pelos estudantes foi a confecção de tijolos a partir de retalhos de jeans. Outra empresa de Pernambuco também se interessou pelo projeto e já está em contato com a escola. A parceria com a Piacatuba Consultoria de Moda foi firmada no mês de agosto e o Termo foi elaborado após mediação do IEL e do Departamento Jurídico da FIEMG. 

A ideia foi apresentada pela equipe Delta no Festival SESI de Robótica de 2019/2020, cujo tema foi “City Shaper”, tendo o objetivo de instigar as equipes a ajudarem as pessoas a construírem cidades cada vez melhores e mais sustentáveis. A proposta era que os participantes do torneio observassem como as cidades e as construções cresceram, prosperaram e mudaram para, então, criarem soluções inovadoras para ajudar a moldar um futuro ideal no qual nossas cidades sejam belas, estáveis, inclusivas e sustentáveis.  

Os alunos da escola SESI SJN desenvolveram em seu projeto de inovação o protótipo Tijolo de Jeans, que utiliza resíduos de jeans que seriam descartados pela indústria têxtil, gerando poluição ambiental e custos. A empresa Piacatuba identificou a oportunidade de aplicar o conceito de upcycling à indústria da moda nacional para, através das práticas mais atuais de sustentabilidade na cadeia de produção, dar destinação adequada aos descartes e perdas da indústria têxtil.  

O upcycling é um processo de recuperação que utiliza materiais que seriam descartados, transformando-os em novos produtos com melhor qualidade e valor ambiental. Estima-se que por ano o mercado têxtil descarta no mundo em média 500 bilhões de dólares em produtos e sobras de produção, cujas destinações não atendem integralmente os protocolos ambientais mais avançados. No Brasil não é diferente. Assim, a opção pelo upcycling vem aumentando significativamente porque, além de ser ecologicamente correto, tem custo bastante reduzido, colocando-o em posição de destaque no mercado, sendo preferido por artesãos adeptos da reutilização e uma iniciativa crescente no segmento da moda.  

A equipe Delta é formada pelos alunos Bernardo Loures, Enzo Girardi, Gabriel Souza, Hugo de Paula, Laura Cruz, Luísa Nascimento, Maria Clara Menezes e Thiago Ghetti. O técnico é Vagner de Paula e o técnico suplente Rangel Zignago. De acordo com a gerente do SESI SJN, Renata Dalton, a empresa procurou a escola para firmar a parceria para o incremento do upcycling, além de contar com ideias para buscar aprimorá-lo. “O SESI manifestou interesse em ajudar a desenvolver o projeto como forma de estimular os alunos a continuarem suas pesquisas, encontrando aplicações que colaborem de fato com a indústria”, conta Renata. 

Segundo o sócio-administrador da Piacatuba Consultoria de Moda LTDA., João Carlos Leite, o objetivo deste movimento é evitar o descarte de materiais úteis, reduzindo o consumo de novas matérias-primas durante a criação de novos produtos, o que pode resultar em redução do consumo de energia, poluição do ar e da água e até, das emissões de gases de efeito estufa.  

 
Contato para mais informações: Renata Dalton - gerente do SESI São João Nepomuceno - 32 99127-4318
 
 
Fonte: Jornal Leopoldinense
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!