Imagens de oitis sendo podados de forma drástica em ruas de Leopoldina viralizou nas redes sociais nesta terça-feira, 21 de setembro, mesmo dia em que se comemora o Dia da Árvore, cuja homenagem tem como objetivo principal a conscientização da necessidade de preservação e respeito desse bem tão valioso.
Uma leitora do jornal O Vigilante Online comentou que um dos registros foi feito nesta terça no Bairro Joaquim Furtado Pinto, Cohab Nova, em Leopoldina e com a foto é visível a mutilação aplicada na árvore. Fazer poda radical ou retirar árvores plantadas em logradouros públicos sem autorização é considerado crime ambiental.
Outra preocupação observada em decorrência da poda radical é com a possibilidade de destruição de ninhos de várias espécies de passarinhos. A situação é recorrente no município há muitos anos.
O jornal entrou em contato com a prefeitura para que ela se manifestasse se a poda foi realizada pelo setor responsável, porém até o fechamento desta matéria a Redação não havia obtido retorno.