O Sargento Sandro Titonelli, da 37ª Cia PM de Leopoldina, foi homenageado pela Polícia Militar de Minas Gerais com a Medalha Alferes Tiradentes. O evento de entrega aconteceu nesta terça-feira, 21 de setembro, na sede da 4ª Região de Polícia Militar em Juiz de Fora.
O anúncio da escolha do nome de Titonelli aconteceu no dia 9 de junho do ano passado, porém devido à pandemia do novo coronavírus a solenidade precisou ser adiada. De acordo com a Polícia militar, a solenidade seguiu um rito diferenciado, tendo sido transmitida via rede social.
Natural de Palma, o militar Titonelli possui o Curso de Formação de Soldados (1993) pelo 47º Batalhão de Polícia Militar de Muriaé. Curso de Formação de Cabo (1997) pelo 21°Batalhão de Ubá, Curso Especial de Formação de Sargentos (2011) pelo 2°BPM de Juiz de Fora e atua na 37ª Companhia PM de Leopoldina. Titonelli já havia sido homenageado em 2009 com o título de cidadão Benemérito da cidade de Palma.
“Agradeço primeiramente a Deus, que me deu força e coragem para cada dia mais acreditar nos meus ideais, aos meus familiares que compreenderam que ser policial não é só uma profissão e sim uma doutrina, aos meus companheiros de serviço que contribuíram diretamente nos resultados das ocorrências, aos comandantes que me deram apoio e encorajamento. Agradeço de coração cada um que diuturnamente contribuiu para o melhor desfecho das ocorrências e pretendo cada dia mais dedicar a essa Instituição que contribuiu para o meu crescimento profissional e como pessoa. Meu muito obrigado a todos pelas felicitações. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!!!”
De acordo com a PM, a Medalha “Alferes Tiradentes” constitui a principal comenda da Corporação Militar do Estado e é destinada a distinguir e homenagear personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços à Polícia Militar. A comenda constitui-se numa reverência ao protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. “O valor e exemplo de acendrado amor deste herói à Pátria transcendem as fronteiras do tempo.”