Paciente de 91 anos vence Covid e recebe alta da Casa de Caridade Leopoldinense
24/09/2021 05:32 em LEOPOLDINA

 

Dona Odete precisou ser intubada e se submeter a uma traqueostomia. Alta aconteceu após 32 dias de internação e quatro dias após o seu aniversário.

Aos 91 anos, a paciente Odete da Conceição Silva ganhou mais uma data para celebrar a vida. Após contrair a Covid-19 e passar 32 dias internada na Casa de Caridade Leopoldinense, a idosa conseguiu vencer a doença e comemorou a alta, quatro dias após completar 91 anos. A paciente precisou ficar intubada por 14 dias, além de se submeter a uma traqueostomia.

De acordo com a Casa de Caridade Leopoldinense, referência no atendimento de pacientes com a Covid-19 na região de Leopoldina, Dona Odete precisou ser internada no dia 23 de agosto com quadro clínico gravíssimo de insuficiência respiratória. A saturação apresentava-se muito baixa e sua tomografia alterações significativas. Nessa mesma noite, Odete foi intubada. Ela já havia recebido as duas doses da vacina, o que toda equipe acredita ter sido fundamental para a recuperação da paciente.

Foram dias e noites de trabalho intenso, onde a equipe multidisciplinar do setor Covid-19 daquela instituição de saúde se dedicou a cuidar da paciente. Com o tempo, os resultados positivos começaram a aparecer. Dona Odete vinha apresentando melhora em seu quadro. Quando bem estruturada, a equipe multidisciplinar de saúde é usada como estratégia para tornar o atendimento mais qualificado, efetivo e seguro para os pacientes. “Além disso, com a boa articulação da equipe”, conforme ressaltado pela equipe multidisciplinar, “é possível promover diferentes ações que resultem em benefícios clínicos e entreguem uma atenção humanizada. A equipe multidisciplinar do CTI Covid-19 é composta por profissionais que trabalham unidos em prol do diagnóstico, tratamento e recuperação dos pacientes. Com isso, sempre é priorizado que exista um consenso nas decisões de cada intervenção. O objetivo é que os resultados alcançados sejam os melhores possíveis. Apesar de corrida, a rotina da equipe do CTI Covid acontece de forma que após a avaliação do paciente, a equipe se reúna e discuta as principais estratégias de intervenção, qual o nível de gravidade da doença, os riscos para o paciente e as ferramentas terapêuticas disponíveis. Desse modo, as diferentes especialidades se integram em prol de objetivos em comum: a melhoria da qualidade no atendimento e a reabilitação do paciente.”

Com a Dona Odete não foi diferente. Após 14 dias de intubação orotraqueal, a paciente foi submetida a uma traqueostomia, realizada no dia 5 de setembro. Esse procedimento é realizado com objetivo de proteger a traqueia e fazer com que a paciente saia mais rápido da ventilação mecânica. No dia 08 do mesmo mês, a sedação da paciente começou a ser reduzida e a mesma apresentou evolução satisfatória, acordando e abrindo os olhos de forma espontânea. Em seguida, a paciente já interagia com a equipe multidisciplinar.

No dia 13 de setembro, Dona Odete, de até então, 90 anos, foi retirada da ventilação mecânica. A partir desse momento, a paciente passou a usar oxigênio por uma máscara especial, devido a traqueostomia. Foi no dia 15 que Dona Odete foi retirada do oxigênio e passou a respirar em ar ambiente, de forma tranquila.

Às vésperas de seu 91º aniversário, a paciente recebeu alta para a Ala Covid-19 da Casa de Caridade Leopoldinense, onde permaneceu sob cuidados de uma brilhante equipe multidisciplinar.

Odete Conceição, na sexta (17) comemorou seus 91 anos ao som da música “Parabéns pra você”, palmas, bolas de soprar e alegria. No dia 20, após avaliação de toda equipe, a cânula de traqueostomia foi retirada e a paciente passou a respirar sem ajuda de nenhuma ferramenta terapêutica. Na quarta-feira, 22 de setembro, Dona Odete recebeu alta e foi recebida do lado de fora do hospital por suas netas e se despediu de toda equipe da Casa de Caridade Leopoldinense.

Fonte: Jornal O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!