Lobo-guará morre atropelado na BR-116 em Leopoldina próximo à Bica D’água
27/09/2021 05:18 em LEOPOLDINA

 

Um lobo-guará foi encontrado morto neste sábado, 25 de setembro, na altura do Km 799 da rodovia BR-116, em Leopoldina, no trecho próximo ao local conhecido como Bica D’água.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal a morte aconteceu por conta de um atropelamento no sentido Além Paraíba.

O animal morreu devido a vários traumas e hemorragias causadas pelo atropelamento. O motorista que causou a morte do animal não foi identificado.

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), é o maior canídeo sul-americano e se distribui pelo Cerrado e pradarias da região central do continente. Sua população está ameaçada pela redução e fragmentação de seu habitat devido à expansão agropecuária e urbana. Ao contrário de outros lobos, que vivem em grupos cooperativos, os lobos-guarás são animais solitários, formando casais na época da reprodução.

Esse tipo de animal não pode ser alocado em cativeiros pois um casal de lobos-guará precisa de uma área que vai de 30 a 110 km² para sobreviver. Caso ele não possa percorrer uma área grande como essa para andar, correr e caçar, os músculos atrofiam, já que a espécie possui longas pernas. Além disso, há estudos que indicam que muitos animais morreram por depressão por não poderem se mover.

Fonte: Jornal O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!