Escola de Piacatuba está entre as cinco escolas públicas brasileiras que foram selecionadas para participar da Semana Mundial da Educação. Festival virtual ocorre entre os dias 3 e 8 de outubro e é uma iniciativa da organização global T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, The LEGO Foundation e Templeton World Charity Foundation; Projetos escolhidos no Brasil são das cidades de Gravatá (PE), Curitiba (PR), Paulista (PE), Piacatuba (MG) e Novo Hamburgo (RS), e fazem parte da Conectando Saberes, rede nacional de professoras e professores Setembro de 2021.
Na semana de 3 a 8 de outubro, 100 escolas de todo o mundo apresentarão suas metodologias e projetos na Semana Mundial da Educação, uma iniciativa da organização global T4 Education, que conta com apoio da Fundação Lemann, The LEGO Foundation e Templeton World Charity Foundation. Com número notável de representantes e projetos relevantes, cinco escolas públicas brasileiras foram escolhidas para compartilhar seus projetos e entre elas está a Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, de Piacatuba.

Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães (Foto:Rodrigo Ferreira)
No evento que ocorrerá no dia 07/10/2021 (quinta-feira) das 16h às 17h (horário de Brasília), a Escola de Piacatuba irá apresentar o projeto “Escola fechada, Educação em movimento!” desenvolvido pela Escola durante o período da pandemia.
O fechamento das escolas e o isolamento social por conta da crise sanitária fizeram com que a equipe da Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, em Piacatuba (MG), tivesse de pensar em uma solução para os estudantes com dificuldade de acesso à internet.
A saída foi imprimir o conteúdo pedagógico e as planilhas de atividades e levá-los na casa de cada aluno, em uma abordagem democrática. Com essa iniciativa, os professores aproveitam a oportunidade para estreitar os laços com a comunidade, as famílias e as crianças, além de aprofundar suas experiências no território. Segundo a Especialista da Educação Básica, Rosane Tavares, “construímos ações pautadas nos princípios que a escola já defendia e fortalecemos a importância de garantir uma educação integral e inclusiva. Mesmo diante dos desafios de oferecer educação pública e de qualidade em meio a maior pandemia do século, o que não falta para nossa escola são motivos para comemorar e talvez o maior deles tenha sido fazer com que, mesmo com a escola fechada, a educação continuou em movimento.”
O diretor João Paulo Pereira de Araújo juntamente com professores e voluntários realiza a entrega de todo o material produzido pelos professores mensalmente a cada aluno, em sua residência. Segundo o gestor, "nossa equipe transformou o desafio de garantir educação na pandemia em uma oportunidade para estreitar os laços com a comunidade, acolher as famílias e os alunos e aprofundar nossa vivência no território.”
A Semana Mundial da Educação é uma oportunidade para trocar experiências bem-sucedidas na educação, entre escolas e organizações que estão inovando e criando impacto no mundo. O tema deste ano é Comemoração Escolar, que reúne projetos e resultados apresentados por 100 escolas e 20 organizações de educação. É a primeira vez que Escolas públicas brasileiras são selecionadas para o evento, que tem grande representatividade no cenário educacional. Para o diretor João Paulo Araújo, “a comunidade, os responsáveis e os alunos foram os primeiros a validarem as nossas iniciativas e é deles que recebemos o maior reconhecimento, todos os dias. No entanto, estamos muito felizes de poder mostrar o trabalho que estamos fazendo aqui em Piacatuba para muitos outros países. Estamos orgulhosos por estar representando a escola pública brasileira em um evento de alcance mundial.”
As inscrições para assistir o Painel da Escola podem ser realizadas por meio do link: http://worldeduweek.org/event/escola-estadual-doutor-pompilio-guimaraes/
O diretor João Paulo Araújo também irá participar da Plenária de Abertura do evento, no dia 03 de outubro (domingo). Sua contribuição será no painel “Por que celebrar a experiência escolar?”, ao lado de Arlene Vidal, da Filipinas. A Plenária de Abertura terá início às 7:30 (Horário de Brasília)