Incêndios em vegetação atingem duas grandes áreas verdes em Leopoldina
30/09/2021 05:19 em LEOPOLDINA

 

O fogo mais uma vez se alastrou em parte da mata no Morro do Cruzeiro e em terreno localizado entre o Alto da Ventania, Copasa e Vila Miralda.

Duas grandes queimadas em vegetação foram registradas em Leopoldina nesta quarta-feira, dia 29 de setembro, uma delas nas imediações do Bairro Alto da Ventania, entre o Bairro Cristo Redentor (Copasa) e Vila Miralda, e a outra em parte da mata no Morro do Cruzeiro.

O 7º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina foi acionado e teve que se desdobrar para atender as duas ocorrências devido à distância entre uma e outra. No enfrentamento ao fogo foram utilizados aproximadamente 5 mil litros de água, além do uso de abafadores.

Em locais de difícil acesso, as chamas puderam ser observadas de longe. A vegetação muito seca e o forte calor são fatores que podem colaborar com o surgimento desses incêndios, porém, não se pode descartar que o fogo tenha sido colocado de maneira criminosa.

Foto: Rodrigo Rodrigues em colaboração ao jornal O Vigilante Online

A Reportagem conseguiu registrar o momento em que a guarnição dos bombeiros se posicionou às margens da Avenida Jehu Pinto de Faria para combater o fogo que se alastrou do morro e alcançou aquela região, chegando bem próximo de residências.

Atuaram no combate aos incêndios nas vegetações os bombeiros militares Cabo Macedo, Soldado Cesar e Soldado D’Ávila. De acordo com os militares, cerca de 5 mil litros de água foram utilizados no combate às chamas, além do uso de abafadores.

A vegetação muito seca e o forte calor são fatores que podem provocar o fogo nas matas, porém, não se pode descartar que o fogo tenha sido colocado de maneira criminosa.

Apesar dos constantes apelos e alertas feitos pelo Corpo de Bombeiros no sentido de serem evitadas as queimadas, o fogo em áreas verdes de Leopoldina tem sido recorrente, conforme há anos vem noticiando o Jornal O Vigilante Online.

Foto enviada pelo leitor Gustavo em colaboração ao jornal O Vigilante Online

Matéria publicada no mês de agosto pelo G1 e Bom dia Brasil, da Rede Globo, mostra que o Brasil já registra o maior número de queimadas em áreas de Mata Atlântica dos últimos 15 anos. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até o último dia 25 de agosto ocorreram mais de 11,2 mil focos de incêndio em locais com a presença do bioma, em todo o território nacional. A última vez que o país registrou um número tão alto de queimadas nesse bioma foi em 2006, quando mais de 15,6 mil focos foram responsáveis pela destruição de parte da vegetação nativa remanescente da Mata Atlântica.

Fonte: Jornal O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!