Abatedouro clandestino de suínos com área insalubre é fechado na Região Central de MG
14/10/2021 15:17 em REGIÃO

 

Um abatedouro clandestino de suínos foi interditado no município de Catas Altas da Noruega, na Região Central de Minas Gerais, nesta quarta-feira (13). Além do armazenamento dos cortes sem critério sanitário, o local realizava queima irregular de ossadas e vísceras a céu aberto, sem autorização do órgão competente.

A fiscalização foi realizada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com apoio da Polícia Militar (PM).

Segundo a corporação, foram encontrados três refrigeradores com pedaços de carne suína sem qualquer critério de armazenamento no abatedouro. Além disso, não havia câmara fria para a preparação do animal.

Quando os fiscais e os militares chegaram, o responsável pelo empreendimento estava fazendo o serviço de desossa, serragem e repartição de pedaços de carne suína em uma bancada, sem cuidados sanitários. O homem disse que os cortes eram vendidos para moradores da região.

Ainda de acordo com a PM, o local de desossa estava insalubre. Nesta área, havia maquinário para preparação de linguiça, trituração e corte de carne, além de uma repartição com restos de lenha.

Quando questionado sobre a destinação de ossadas e vísceras, o responsável disse que um caminhão recolhia os restos. No entanto, a fiscalização constatou a queima de resíduos sólidos a céu aberto, a cerca de 10 metros do local do abate, e entre as cinzas foram encontrados restos de ossos.

O empreendimento foi autuado e multado em R$ 2.958 por causa da queima irregular, sem autorização do órgão competente. Além disso, o abatedouro foi interditado devido à falta de registro e de critérios sanitários.

 

Fonte: G-1 Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!