Defesa Civil interdita prédio da Câmara de Barbacena
15/10/2021 15:44 em REGIÃO

 

A Defesa Civil interditou preventivamente o prédio da Câmara Municipal de Barbacena, que fica na Praça dos Andradas, no Centro da cidade.

A vistoria, realizada na quinta-feira (14), constatou infiltrações no telhado, presença de pragas, peças soltas na madeira de sustentação, dentre outros problemas.

Segundo o boletim emitido pela Defesa Civil, o qual o g1 teve acesso, foi constatado risco iminente, com grau de risco crítico aos cidadãos e servidores da Câmara.

 

Defesa Civil identifica problemas

 

"Constatamos a presença de animais xilófagos em grande parte das linhas tirantes da estrutura de madeira do telhado da Câmara Municipal. Verificamos também que várias terças - tipo específico de estruturas- estão soltas e desconexas da estrutura do madeiramento, além de existirem pontos de umidade aparente no apoio das tesouras", citou o boletim de vistoria da Defesa Civil.

Outro problema identificado refere-se à estrutura do telhado, que apresenta diversos pontos com elementos estruturais dobrados, a partir da substituição das tesouras, o que fez com que o caimento e a segurança estrutural do telhado fossem alteradas.

"Essas flechas geraram brechas entre as telhas e a consequente infiltração de água. Essa infiltração potencializou a deterioração da estrutura, pela alteração do índice de umidade das peças de madeira, criando assim um ambiente propicio para a proliferação de animais xilófagos", explicou o chefe da Defesa Civil, Ricardo de Paiva Guimarães.

Além disso, a presença de fiação elétrica, sem a devida proteção, e em contato direto com a madeira em decomposição, pode acarretar incêndios de grande monta.

"Todos esses fatores somados aos intemperismos, a negligência a manutenções preventivas e corretivas e ao contato direto das peças de madeira com águas pluviais (vazamentos e goteiras no telhado), tornou toda a estrutura do telhado comprometida", concluiu o boletim.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!