Chuva provoca inundação e deixa moradores desabrigados em Ouro Preto
19/10/2021 06:03 em REGIÃO

 

O lavrador José Gabriel Batista saiu do trabalho, mas não conseguiu voltar para a casa. Ele mora em uma área rural em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Foi acolhido por vizinhos, porque a chuva que atingiu a área, na tarde desta segunda-feira (18), tomou conta de parte do vilarejo, incluindo a casa onde ele mora.

“A chuva me prendeu no mato. A água estava a um metro e meio, mais ou menos. E o isolamento... Ninguém de um lado ou de outro passava”, contou.

 

Grato por estar vivo e abrigado, Seu José não escondeu a preocupação com a casa dele, onde mora há quatro meses.

 

“Não sei como está lá em casa. Deve ter molhado quase tudo. Ainda bem que o vizinho chamou, porque eu ia ficar sem recurso nenhum e todo molhado. Sem jantar, sem tomar banho, sem nada. Ia dormir igual a um porco mesmo”, desabafou.
De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, a chuva que atingiu Ouro Preto teve a intensidade de 200 milímetros. O volume de água provocou a cheia do Rio Maracujá, que passa por Cachoeira do Campo, e transbordou.
O corretor de imóveis, Márcio Aparecido Silva, voltou para a casa e encontrou um cenário de destruição. A lama invadiu os cômodos e arrastou móveis. Ele ficou chocado com a violência da correnteza.
“Em menos de 15 minutos, o nível da água foi subindo rapidamente e chegou à altura de 1,4m a 1,5m. Foi muito forte. Desde 2008, eu nunca vi uma chuva com tanta intensidade assim”, descreveu.

Segundo Márcio, a chuva durou 25 minutos. O Rio Maracujá subiu cerca de 4 metros. A medida é uma estimativa, já que ele conhece o nível do rio, próximo à casa dele. Resiliente, o corretor lamentou a morte de um animal de estimação, que não pôde ser salvo.

 

“A perda que nós tivemos foi o cachorro do vizinho, que morreu. Outros prejuízos, graças a Deus, foram só materiais. E isso a gente recupera”.
O distrito de Amarantina, ainda em Ouro Preto, foi mais uma região fortemente atingida pela chuva. Em outro vídeo, moradores fizeram imagens do socorro a vizinhos, que precisaram subir para o telhado das casas. Em dos registros, uma criança aparece carregando um cachorro, dentro de uma pá carregadeira.

O secretário de Obras de Ouro Preto, Tonico Simões, visitou alguns pontos críticos do vilarejo e gravou um vídeo. Ele relata o que presenciou na região.

 

“A situação é bem crítica, muitas pessoas desabrigadas, máquinas. Agora chegou o auxílio dos bombeiros, da Brigada Municipal de Itabirito.”, contou.
Fonte: G-1 MG
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!