As cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes se organizaram para marcar o mês de novembro, conhecido pelas diversas campanhas de conscientização a respeito do câncer de próstata no Brasil, o chamado "Novembro Azul".
Algumas prefeituras divulgaram a programação especial com diversas ações de promoção à saúde que ocorrerão até o final do mês. O g1 reuniu as agendas de Juiz de Fora, Viçosa e Barbacena.
Para lembrar a importância do "Novembro Azul", a Câmara Municipal de Juiz de Fora lançou a campanha "Homem de atitude é o homem que se previne", que vai contar com uma palestra sobre o tema na quarta-feira (10), às 15h.
Também integram o projeto uma série de publicações nas redes sociais sobre o câncer de próstata, as causas, os sintomas, como se prevenir e também como são os exames.
Além disso, a Câmara organizou a instalação de uma iluminação especial e um banner, que simbolizarão o mote da campanha com uma luz azul na fachada da Casa Legislativa.
Em Viçosa, as atividades do "Novembro Azul" começaram no dia 3 deste mês, com uma ação na feira livre do Balaústre.
Já no dia 6 de novembro, uma equipe do Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae) participou de um evento de conscientização na Praça Silviano Brandão.
A programação continua no dia 19 de novembro, quando uma palestra sobre o câncer de próstata será ministrada para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), às 14 horas.
E no dia 26 de novembro, o mesmo tema será debatido com os funcionários da empresa PIF PAF alimentos.
Referência em oncologia para Barbacena e região há quase 30 anos, o Hospital Ibiapaba celebra o "Novembro Azul" com um curso online e gratuito com o tema “Como o familiar pode dar suporte ao paciente com câncer de próstata”.
O curso será transmitido no site do Hospital, por onde também podem ser feitas as inscrições.
A fachada da unidade também conta com uma iluminação azul até o dia 30 de novembro. Além disso, ao longo do mês serão realizadas ações internas com colaboradores, pacientes e familiares.
Fonte: G-1 Zona da Mata