A 37ª Companhia de Polícia Militar de Leopoldina divulgou informações com o objetivo de orientar a população com dicas simples, que podem fazer a diferença.
Algumas orientações simples podem fazer a diferença para evitar furtos e estelionatos.
Dicas contra furtos e arrombamentos:
1 – Ao andar pelas vias, tome cuidado com a exposição de seu celular.
2 – Não ande com grandes quantias de dinheiro, prefira outras formas de pagamento.
3 – Não ande por lugares ermos a noite ou desprovido de iluminação.
4 – Não deixe sua bicicleta estacionada em via pública longe de você ou sem algum dispositivo de segurança. Em residência, não a deixe em local visível ou de fácil acesso por pessoas mal-intencionadas.
5 – Para as mulheres, tomem cuidado com suas bolsas a tiracolo, procurando posicioná-las à frente do corpo ao transitar pelas vias públicas.
6 – Não deixe objetos de valor no interior de veículos, principalmente quando este estiver estacionado em via pública. Prefira guardar seu veículo em garagens fechadas.
7 – Instale grades, sistema de vigilância por câmeras nas residências ou demais locais que podem ser alvos de ataque ao patrimônio.
8 – Proteja sua senha de acesso às instituições financeiras por meio eletrônico.
Não forneça seus dados bancários por meio de aplicativos ou telefone às pessoas das quais não se tem confirmação de identidade.
9 – Não deixe sua senha anotada junto com seu cartão de banco. Memorize a senha e não a informe a estranhos.
10 – Ao atender pessoas no portão de casa, não deixe o portão aberto caso saia para pegar algum objeto ou doação. Se possível, não abra o portão, atenda pela grade.
11 – Cuidado com pessoas se identificando como prestadores de serviço de operadoras de telefonia, de internet e televisão, muitas vezes, usam desse artifício para ter acesso ao interior da residência. Em caso de alegarem que vieram a título de alguma manutenção ou atualização, confira junto à prestadora de serviço tal informação.
12 – Cuidado com portões de garagem temporizados, especialmente em prédios. Espere e confirme o fechamento antes de sair do visual do portão.
13 – Evite a entrada de entregadores, especialmente em prédios. Procure atender na portaria ou verificar se a pessoa está sozinha antes de autorizar a entrada. Se não for sua a encomenda, acione o vizinho que a fez. Não abra simplesmente o portão.
14 – Converse com seu síndico e procure criar um grupo de contato do condomínio. Isso facilita a comunicação e a vigilância mútua, além de aproximar as pessoas nesses tempos de isolamento. Tenha o contato dos seus vizinhos em caso de não residir em apartamentos ou condomínios.
15 – Mobilize seus vizinhos para a criação de uma rede de Proteção Preventiva.
Procure a Polícia Militar que daremos início aos trabalhos como forma de implantar tal programa. Estamos à sua disposição.
Dicas contra estelionatos:
1 – Jamais entregue seu cartão bancário a estranhos. Bancos não mandam funcionários à casa de clientes recolherem tal objeto.
2 – Se receber mensagens em aplicativos, principalmente WhatsApp, de parentes e amigos, solicitando transferência bancária, não faça. Ligue para a pessoa que fez tal solicitação e verifique se essa pessoa fez tal pedido.
3 – De igual forma, se receber ligações ou mensagens de sequestro ligue imediatamente para a Polícia Militar (telefone de emergência 190). Criminosos, aproveitando-se das informações disponíveis na internet, acabam simulando tais golpes.
4 – Coloque o WhatsApp em dupla verificação. Isso dificulta clonagens. Para tanto, com o aplicativo aberto, clique nos três pontinhos no canto superior direito. Vá a configurações, conta, confirmação em duas etapas e coloque uma senha. Isso dificulta clonagens.
O Vigilante Online