Variante do coronavírus detectada na África do Sul preocupa e afeta planos para Carnaval 2022 em MG
26/11/2021 14:45 em REGIÃO

 

nova variante do coronavírus detectada na África do Sul já é considerada pelo governo de Minas Gerais e pode interferir no planejamento para o carnaval no próximo ano.

Em entrevista exclusiva ao MG1 desta sexta-feira (26), o secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que, se tudo correr como o esperado, a vacinação contra a Covid-19 vai estar mais avançada em fevereiro, e o cenário, mais favorável. No entanto, a nova cepa precisa ser avaliada.

 

"No carnaval, a situação vai estar ainda melhor se tudo correr conforme o previsto, então nosso papel é orientar para que ele não aconteça de forma desorganizada. Obviamente, temos aí uma nova variante que surgiu na África do Sul, teremos que ver se ela vai se comportar de forma diferente para o vacinado, isso pode mudar no decorrer do caminho", afirmou Baccheretti.
A variante preocupa pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína spike, a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e alvo da maioria das vacinas disponíveis.

A médica infectologista Luana Araújo, também ouvida pelo MG1, destacou que um caso da variante já foi confirmado na Bélgica e que há grandes chances de que ela chegue também ao Brasil.

 

"É uma variante que pode trazer um perigo maior no sentido de ser mais transmissível, a gente ainda não sabe como ela funciona com relação à proteção das vacinas. Então, naqueles cenários que a gente tem hoje, está tendendo um pouco mais para uma festa um pouco diferente ou para não fazer (a festa) do que um carnaval como a gente gostaria que fosse, leve e liberado", disse Luana.

Segundo a infectologista, se o Carnaval fosse hoje, a realização do evento ainda não seria considerada segura.

 

"A gente sabe que vai haver aglomeração, que as pessoas não vão usar máscara, existe consumo de bebida alcoólica, a gente sabe que outras medidas de precaução vão se perder. A vacinação deveria estar acima de 95% para todo mundo, e a gente não tem isso ainda", explicou.

 

 

Estado não recomenda grandes eventos

 

O secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, voltou a dizer que o papel do estado é orientar os municípios para que o carnaval não aconteça de forma desorganizada.

Baccheretti afirmou que o governo vem recomendando às prefeituras a não realização de grandes eventos, como antes da pandemia, mas reconheceu que grandes aglomerações já estão acontecendo.

 

"Nossa expectativa é não haver grandes aglomerações financiadas pelos municípios, aquele estímulo dos municípios a grandes aglomerações, mas temos que admitir que isso vai acontecer, porque já acontece hoje", afirmou Baccheretti.

 

Ele destacou que o estado já atualizou o protocolo para grandes eventos e que há possibilidade de publicação de regras específicas para o carnaval.

"Em termos gerais, os cuidados, a manutenção do uso de máscara que continua no nosso protocolo de eventos, são comuns a qualquer tipo de festa, mas estamos avaliando se vale a pena alguma discussão específica dentro do carnaval, porque a gente sabe que são eventos que ocorrem concomitantemente", disse.

Na capital

 

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), já disse que não quer "dar sopa para o azar" e que o município não vai "patrocinar" o carnaval da capital.

Na última terça-feira (23), o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte divulgou uma nota técnica desaconselhando a realização de eventos de fim de ano e de carnaval em 2022.

Os especialistas consideraram, entre outros pontos, a cobertura vacinal ainda abaixo do desejado no país, a inviabilidade de exigência de comprovante de imunização ou teste de todos os participantes em eventos públicos e a possibilidade de grande mobilidade urbana entre as capitais durante as festas.

Em nota, a prefeitura reafirmou, nesta sexta-feira (26), que manterá os serviços de segurança, saúde, mobilidade e limpeza durante o período de carnaval, mas "não haverá investimento em estruturas e patrocínio".

"A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que não é possível prever a situação epidemiológica para fevereiro de 2022. O que se pode afirmar, a princípio, é que se o carnaval fosse hoje, não seria possível a realização desse evento na cidade", disse o município.

 

 

Fonte: G-1 Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!