Carnaval 2022 em Juiz de Fora: Liga das Escolas de Samba abre mão de desfiles; Funalfa debaterá sobre possível cancelamento da folia
30/11/2021 14:24 em REGIÃO

 

Após cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes terem divulgado que cancelaram o Carnaval em 2022, o g1 procurou a Liga das Escolas de Samba de Juiz de Fora (LiesJuf) e a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalda), para saber como está o andamento das discussões a respeito da realização da folia no próximo ano em Juiz de Fora.

À reportagem, a LiesJuf informou que enviou um ofício à Funalfa na segunda-feira (29) abrindo mão da realização dos desfiles das escolas de samba da cidade em virtude da pandemia de Covid-19.

Em nota enviada na manhã desta terça-feira (30), fundação respondeu que os debates continuam. Veja a nota na íntegra abaixo.

 

Carnaval 2022 em Juiz de Fora; entenda

 

 

Discussões são iniciadas

 

A equipe do g1 divulgou no dia 28 de outubro a programação completa do evento.

O evento, denominado "O Carnaval e a Cidade" reuniu vários órgãos ligados às atividades carnavalescas, como a Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf) e a Associação de Entidades Carnavalescas de Juiz de Fora e Região (Aesbloc), entre outros.

Durante os 4 dias de evento, foram debatidos temas como: perspectivas sanitárias, segurança pública, memória, participação popular e direito à cidade.

No encerramento do seminário, no dia 12 de novembro, foi anunciado a realização do Carnaval em 2022 na cidade.

A folia irá ocorrer junto com o feriado nacional, no dia 1ª de março. A Prefeitura ressaltou que a data não impede a realização de eventos pré-carnavalescos e tradicionais no município.

Na ocasião, a gerente do Departamento de Estratégia e Inovação da Funalfa, Giovana Bellini, informou que o objetivo do levantamento é utilizar as informações coletadas como base para as avaliações do Grupo de Trabalho (GT), instituído para debater o assunto e que conta com a participação da Funalfa e das secretarias de Governo, Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Saúde, Turismo, Comunicação Pública, Mobilidade Urbana, Segurança Urbana e Cidadania, além da PM, do Corpo de Bombeiros e representantes de instituições carnavalescas, incluindo escolas de samba e blocos.

 

Liesjuf abre mão dos desfiles

 

Em outubro deste ano, a Liga das Escola de Samba de Juiz de Fora (LiesJuf) apresentou o projeto para o desfile das Escolas de Samba de Juiz de Fora.

A presidente executiva da (LiesJuf), Sônia Oliveira, informou que as 11 agremiações filiadas já esquentam os tamborins e se preparam para um desfile com todo cuidado necessário que a pandemia exige.

Além disso, Sônia destacou que está na proposta para a Prefeitura o retorno da escolha da realeza do carnaval de Juiz de Fora. O concurso não é realizado desde 2019, quando elegeu a Corte de 2020.

Entretanto, nesta segunda-feira (29), a Liga informou que enviou um ofício abrindo mão dos tradicionais desfiles em "virtude das incertezas da pandemia de Covid-19 em todo o país".

 

Cancelamento do Carnaval 2022 será debatido

 

Após cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes terem divulgado que cancelaram o Carnaval em 2022, o g1 procurou a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalda), para saber como está o andamento das discussões a respeito da realização da folia no próximo ano em Juiz de Fora.

Em nota, a fundação informou que:

"A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) informa que o Grupo de Trabalho do Carnaval continua realizando debates a respeito da viabilidade da Folia de Momo em 2022. Ainda não há um posicionamento da Administração Municipal sobre a realização ou cancelamento da festividade. Tal decisão será subsidiada pelos dados e informações técnicas relativas às questões sanitárias da Covid-19, que também estão em debate no GT.

As ações do Carnaval vão além do desfile das Escolas de Samba e todas elas estão sendo tratadas com igual seriedade. Os resultados dos trabalhos do GT, que é um grupo consultivo e não deliberativo, serão todos oficialmente divulgados em momento oportuno".

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!