Escolas de samba de BH se reúnem com empresa para buscar patrocínio privado para carnaval
03/12/2021 05:58 em REGIÃO

 

A Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais se reuniu nesta quinta-feira (2) com a Ambev para pleitear patrocínio para o desfile no carnaval de 2022.

Depois que a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que não vai patrocinar a festa – tradicionalmente, o município recebe dinheiro de empresas e distribui por meio de editais –, as próprias escolas estão buscando alternativas para realizar a folia.

Segundo o presidente da Liga, Márcio Eustáquio, a conversa foi positiva, e a empresa demonstrou interesse na proposta das escolas de samba.

Os foliões têm dois planos, a depender das condições da pandemia: desfilar na Avenida Afonso Pena, seguindo a tradição, se os protocolos sanitários permitirem, ou em um local fechado, sem presença de público, mas com transmissão.

"Virou um produto muito atrativo, e a cervejaria ficou muito feliz com a proposta. Na semana que vem, temos outra reunião. Neste Dia Nacional do Samba, a melhor notícia que a gente pode dar para o pessoal é que a empresa olha para a passarela com vontade de botar samba na avenida", disse Márcio.

Segundo ele, o patrocínio privado é fundamental para as escolas de samba desfilarem em 2022. Em 2020, último ano com comemoração de carnaval, cada uma recebeu auxílio financeiro de R$ 200 mil da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

"Uma vez que a Belotur abriu mão de fazer a captação do patrocínio, a gente sentou à mesa da negociação. Nós já estamos em pleno funcionamento, ensaiando, com enredo escolhido. Acho importante dizer que a gente não vai fazer o carnaval para sambar em cima do luto de ninguém, a gente quer valorizar as pessoas que atravessaram essa pandemia em tanta dificuldade", afirmou Márcio.

 

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que o desfile das escolas de samba "não está impedido de acontecer dentro dos protocolos sanitários, como está ocorrendo na iniciativa privada".

"Assim como os estádios de futebol, a Liga das Escolas de Samba poderia realizar este ou qualquer outro evento, dentro dos protocolos exigidos pela PBH para eventos em logradouros públicos, inclusive buscando a iniciativa privada para viabilizar", disse o município.

O Executivo afirmou, ainda, que segue as orientações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e, por isso, não vai realizar edital de patrocínio, investir em estruturas ou cadastrar blocos de rua para o carnaval de 2022.

Já a Ambev disse que está atenta "ao calendário da folia nas cidades" e se "preparando para fomentar mais uma vez a maior e mais importante festa popular do país, seguindo e endossando as recomendações médicas e sanitárias e das autoridades locais para uma celebração segura, responsável e histórica".

 

Liga de blocos de BH orienta não realização de desfiles

 

A Santa Tereza Independente Liga (Si Liga), que reúne blocos de rua da Região Leste de Belo Horizonte, divulgou uma nota em que orienta os blocos a não desfilar nem promover aglomerações nas ruas no carnaval de 2022.

"A Si Liga se solidariza com os familiares que perderam seus entes e com os que sofrem com as sequelas da doença. A prioridade do momento é a preservação da vida e todas as medidas de proteção e prevenção devem ser implementadas", diz o texto.

A Liga ainda diz que, para atuar de alguma forma no carnaval, os blocos "devem procurar realizar eventos fechados, com todas as medidas de segurança sanitária exigidas no período carnavalesco".

 

 

Fonte: G-1 Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!