Perguntado pelo Jornal O Vigilante se existe algum entendimento entre Copasa e Prefeitura de Leopoldina para que seus distritos possam ser atendidos pela Companhia, Carlos Eduardo Tavares de Castro admitiu estar discutindo esse assunto com o município e citou os distritos de Tebas e Piacatuba. Leia a matéria na íntegra.
O diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA MG), Carlos Eduardo Tavares de Castro, esteve na manhã desta quinta-feira, 2 de novembro em Leopoldina, onde se reuniu com autoridades locais, técnicos e demais convidados na sede regional da Copasa no município.
O encontro em Leopoldina faz parte da programação de reuniões itinerantes da diretoria executiva da Copasa nas Gerências Regionais com todos os seus diretores. Segundo informações apuradas pela Reportagem do Jornal O Vigilante Online, o presidente e cada diretor estão viajando para várias cidades para entender as demandas da empresa e levá-las para Belo Horizonte.
A presença do presidente da Copasa em Leopoldina foi prestigiada por diversas autoridades locais, dentre elas o Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, o vice-prefeito Antônio Carlos Martins Pimentel, o presidente da Câmara Municipal José Augusto Cabral, os vereadores Carlos André, Inezinha Xavier, Rogério Campos Machado, Bernardo Guedes, Gilmar Pimentel e Vinícius Queijinho, os secretários municipais Sérgio Duarte Benatti (Desenvolvimento Econômico), Sarah Dutra Moraes Ferraz (Governo), Danilo de Azevedo (Procurador Jurídico) e Carlos Odilon Moraes (Gabinete).
Sediadas em Leopoldina, a 37ª Cia de Polícia Militar e seu comandante Capitão Weidner Novaes Souza foram representados pelo Tenente Gilmar Seoldo; a 7ª Delegacia PRF foi representada pelo Policial Rodoviário Federal Colen e a Gerência Regional de Saúde (GRS) pelo seu Gerente Renan Guimarães de Oliveira.
Representantes da Energisa, técnicos e demais colaboradores da Copasa em Leopoldina, na região e Sul de Minas também participaram da visita, entre eles Paulo Fernando Rodrigues Lopes – Superintende da Unidade de Negócios Sul/Varginha, Luiz Eduardo Carvalho Gomes – Gerente Regional da Zona da Mata/Ubá, João Batista Barbosa Mendes – Encarregado de Sistemas/Leopoldina e Sérgio Antônio de Paula Nogueira – Assistente Administrativo do Setor de Pessoas/Leopoldina.
O primeiro setor a ser visitado pela comitiva do diretor-presidente da Copasa e seus convidados foi a Estação de Tratamento do Sistema de Leopoldina, com explicações feitas pelo Supervisor de Tratamento de Água da Unidade de Negócios e Serviços UNSL (Ubá), Neider Batista.
Após breve pronunciamento do diretor-presidente Carlos Eduardo, os convidados ouviram informações sobre o programa Pró Mananciais, proferidas por Viviane Meirelles – Assistente Socioambiental e Marco Teixeira, Assistente Administrativo, ambos da equipe da Copasa em Leopoldina.
Rápido pronunciamento fez o prefeito de Leopoldina e em seguida todos foram orientados a caminharem até o Laboratório Regional Sudeste, um dos maiores laboratórios da COPASA, responsável pela qualidade da água em 69 municípios e 101 distritos da Gerência Regional de Ubá (GRUA), localizados nas regiões da Zona da Mata mineira, Caparaó e Vertentes.
Amanda Negreiros Pinheiro (Química) fez a apresentação do laboratório e um histórico desde sua entrada em funcionamento e acompanhou as turmas de visitantes fornecendo informações técnicas sobre aquele setor, que anualmente conta com investimentos de aproximadamente R$ 1,5 milhão feitos pela Companhia em aquisição de produtos, serviços, equipamentos e pessoal.
Paulo Fernando Rodrigues Lopes (à direita) Superintende da Unidade de Negócios Sul da Copasa, em Varginha, que abrange o Sul e Zona da Mata, ao lado de Sérgio Antônio de Paula Nogueira – Assistente Administrativo do Setor de Pessoas/Leopoldina. De acordo com Paulo Fernando a Superintendência da Unidade de Negócios Sul tem Gerências Operacionais em Varginha, São Sebastião do Paraíso, Lavras e Pouso Alegre, que somam 180 cidades naquela região. Na Zona da Mata, ligadas à Gerência Regional em Ubá estão outras 69 cidades, num total de 250 municípios nestas áreas de atuação da Copasa.
Paulo Fernando Rodrigues Lopes – Superintende da Unidade de Negócios Sul da Copasa / Varginha, Viviane Meirelles – Assistente Socioambiental da Copasa / Leopoldina, Luiz Eduardo Carvalho Gomes – Gerente Regional da Zona da Mata / Ubá e Ana Paula Moreira de Faria, Gerente de Operações na Unidade de Serviços e Apoio Operacional Sul / Varginha.
Ao final da visita, o Prefeito Pedro Augusto (foto) agradeceu a presença do presidente ao município de Leopoldina e por ter mostrado de uma maneira técnica o quanto a Copasa tem um produto de qualidade que é disponibilizado à população.
“Esta é uma oportunidade única para a Copasa. Essa visita permitiu não apenas mostrar como ocorre o tratamento da água que é distribuída em Leopoldina, mas também o papel que Leopoldina tem para a Copasa. O laboratório regional que nós temos aqui atende a mais de 100 localidades, todo o controle de qualidade dessas localidades é feito aqui. Tivemos a oportunidade de mostrar na visita específica ao laboratório a capacitação das pessoas que aqui estão, os investimentos que estão sendo feitos, equipamentos modernos, de última geração, todos novos, para que o orgulho de ser Copasa, de atender o município e os cidadãos seja confirmado com um laboratório dessa qualidade”, afirmou Carlos Eduardo.
Antes de retornarem para Belo Horizonte, em entrevista coletiva concedida à imprensa o presidente da Copasa foi perguntado pela Reportagem do Jornal O Vigilante Online se existe algum entendimento entre a Copasa e o município de Leopoldina para que seus distritos possam ser atendidos pela empresa. “Nós estamos discutindo com o município nesse momento, em especial para os distritos de Tebas e Piacatuba. Temos até uma oportunidade pela alteração que houve na legislação que está exigindo que os municípios e os prestadores de serviço, no caso a Copasa sentem, discutam seus contratos, atualizem e essa é uma grande oportunidade. Então, estamos em tratativas com o município na expectativa de acharmos um caminho em comum para poder atender essa demanda”, respondeu.
Na avaliação de Carlos Eduardo Tavares de Castro, a visita à Leopoldina é uma oportunidade única para a Copasa mostrar para a sociedade a qualidade do trabalho que ela faz. “O que nós queremos deixar como uma grande mensagem é que a Copasa já investiu, investe e seguirá investindo em Leopoldina, de tal forma que o município possa ser muito bem atendido”, concluiu.