Altas temperaturas exigem atenção ao consumo consciente de energia
05/12/2021 08:37 em REGIÃO

 

Unidade Móvel do Nossa Energisa vai retomar atividades em 2022 com dicas de economia de energia e de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica.

A Reportagem do Jornal O Vigilante Online esteve em Cataguases, na sede da Energisa Minas Gerais, em busca de dicas de economia na conta de energia elétrica e esclarecimentos sobre os cuidados que devem ser adotados em relação ao consumo de energia.

A Reportagem do jornal O Vigilante Online entrevistou o o Gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Luciano Lima.

A entrevista contou com a colaboração do Gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Luciano Lima, que apresentou em ‘primeira mão’ à equipe do Jornal a Unidade Móvel Eficiente, um caminhão totalmente reformulado para se tornar ainda mais interativo.

Com a perspectiva de percorrer as escolas públicas dos 66 municípios da área de concessão da Energisa em Minas Gerais no período de dois anos a partir de 2022, entre eles Leopoldina, a Unidade Móvel Eficiente possibilitará aos alunos que o visitarem conhecer detalhes sobre a energia elétrica e seu uso eficiente, seus riscos e como ela chega até às residências desde quando é gerada. “As crianças e adolescentes aprendem muito fácil e depois compartilham as informações com os pais, parentes e amigos”, declarou Luciano.

Unidade Móvel Eficiente

No interior do caminhão nos deparamos com vários painéis interativos, um deles, conforme explica Luciano, reproduz uma casa com todos os eletrodomésticos e equipamentos de uma casa comum, onde cada um deles ao ser ligado mostra qual é o seu consumo e a demanda de energia de cada equipamento, mostrando aqueles que consomem mais e menos energia.

“Os estudantes também conhecem os riscos da energia elétrica, por exemplo, ao soltar pipa perto da rede elétrica, fazer ‘gato’ (ligação clandestina), se aproximar de um fio caído. São várias experiências, todas interativas para que facilite ainda mais o entendimento das crianças”, relatou o Gerente.

A evolução das lâmpadas também é mostrada aos visitantes, passando pelas lâmpadas incandescentes (que têm a duração de um ano), fluorescentes (duração de 5 anos) e led, que podem durar até 15 anos e ainda são mais econômicas, dependendo da qualidade do produto e da instalação elétrica. As lâmpadas LED têm economia de até 90% em relação às incandescentes.

A Unidade Móvel Eficiente já funciona há alguns anos. Infelizmente o projeto precisou ser interrompido no ano passado e ao longo de 2021 devido à pandemia. “Nesse período nós aproveitamos para reformular o caminhão, que foi totalmente reformado, tornando-o mais interativo com jogos testam os conhecimentos que foram abordados ao longo dos experimentos. Esperamos trazê-lo de volta a partir de 2022”, explicou Lima.

Dia 21 de dezembro: Início do Verão

As altas temperaturas já chegaram. E neste mês de dezembro começa o verão, período mais quente do ano, cuja tendência é de aumento no consumo de energia elétrica. Apesar do enfrentamento de mais uma fase de crise hídrica esse ano, nas últimas semanas as chuvas começaram a voltar e até um pouco acima do que estava previsto, mas a situação ainda é preocupante.

Luciano Lima explica que devido a esse momento as usinas termoelétricas estão sendo acionadas, cujo custo de geração é muito mais caro que o de uma hidrelétrica. “O governo, então, teve que acionar o mecanismo das ‘bandeiras tarifárias’, que é definido pela ANEEL. Ou seja, a Energisa não tem nenhuma atuação nem sobre a definição dessa bandeira nem sobre a arrecadação. A Energisa arrecada e repassa para as geradoras”.

Indagado a respeito das bandeiras tarifárias, dentre outros pontos importantes relacionados à economia de energia e valores pagos nas contas de luz, Lima informou que desde outubro foi criada a chamada Bandeira de Escassez Hídrica (R$ 14,20 a cada 100 Kw/hora). “Cada 100 Kw/hora pode chegar a R$ 22,00, porque tem a incidência do ICMS em cima do valor da bandeira. Precisamos estar conscientes desse momento, já que estamos entrando em um período no qual o consumo aumenta, devido à mudança de hábitos”, orientou Luciano.

Por isso, é importante que a população fique atenta com o consumo de energia, use os equipamentos de maneira racional, principalmente aqueles que são considerados ‘os vilões’ do consumo como chuveiro elétrico, ferro elétrico, ar-condicionado, geladeira. “Muitos profissionais mantiveram o trabalho home office e com a chegada das férias e das temperaturas mais altas, somados com o abre e fecha de geladeira, ar-condicionado e ventiladores ligados em vários ambientes para amenizar o calor, tudo isso pode influenciar no consumo da energia elétrica e consequentemente, no valor da conta de energia.

“Felizmente a tecnologia avançou muito e as residências estão bem equipadas de eletrodomésticos, mas é preciso o uso racional”, constata Luciano, que faz algumas recomendações simples aos consumidores, mas que fazem toda a diferença no final do mês.

  • Tem 4 televisões em casa e usa todas ao mesmo tempo? Vai ter um consumo grande. Procurem usar uma ou duas no máximo.
  • Computador ligado sem ter ninguém a utilizá-lo é consumo desperdiçado.
  • Algumas pessoas deixam o celular carregando o dia inteiro, ou então tiram o celular e deixam o carregador na tomada, o que também consome energia. Após carregar o celular, tire o carregador da tomada.
  • Vai ligar o ar-condicionado? Feche as portas e janelas, senão o aparelho vai trabalhar mais para manter o ambiente refrigerado.
  • Evite o abre e fecha da geladeira, um dos equipamentos que mais consomem energia dentro de casa, porque fica ligada 24 horas. Quanto mais você abre e fecha a geladeira mais o compressor terá que trabalhar para manter os alimentos refrigerados.
    “Mas é pouca energia’, diria o leitor ou a leitora, mas é com pouco daqui, pouco dali, que no final você vai pagar um valor na conta de energia que você não usufruiu do benefício, você desperdiçou. Então é muito importante essa mudança de hábitos.
  • Vai passar roupa? Junte uma quantidade maior de roupas para aproveitar o ferro quente, porque ele usa resistência então ele gasta muita energia.
  • Vai tomar um banho? Use a posição verão do chuveiro e tome um banho mais rápido.
  • Parou de assistir a televisão e de usar o computador? Desligue.
  • Gosta de um banho quente? O chuveiro elétrico é um dos equipamentos dentro da residência que mais consomem energia. A dica é usar o chuveiro menos tempo e na posição verão, porque a posição inverno é a sua potência máxima.

Outra dica é estabelecer limite de horário para crianças usarem os equipamentos eletrônicos. Dicas como essas podem te ajudar muito e a Energisa tem outras no link: Energisa – Para Sua Casa > Informações > Dicas > Economia de Energia

“Mas é pouca energia’, diria o leitor ou a leitora, “mas é com pouco daqui, pouco dali, que no final você vai pagar um valor na conta de energia que você não usufruiu do benefício, você desperdiçou. Então é muito importante essa mudança de hábitos”, concluiu Luciano Lima.

Descomplicador
Querendo mais dicas de como economizar energia elétrica? Ou quer entender se dá para pagar a conta de luz no fim de semana? A nova temporada do ‘O Descomplicador’, websérie protagonizada pelo ator Paulo Vieira, está focada em ajudar os consumidores que querem reduzir o consumo de energia em casa, com o mesmo tom descontraído dos primeiros episódios. Dessa vez, ele não está sozinho: Paulo vem acompanhado pela mãe, D. Conceição, que é a inspiração de muitos dos seus personagens.

Com uma linguagem leve, educativa e divertida, o humorista interpreta o personagem que esclarece conceitos e informações sobre energia que estão presentes no dia a dia dos consumidores. Todos os episódios estão disponíveis no site www.descomplicador.com.br

O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!