Minas tem 1.979 desabrigados das chuvas, aponta Defesa Civil
12/12/2021 05:36 em REGIÃO

 

Balanço mais recente mostra também que o número de desalojados chega a 9.565.

O número de desabrigados em Minas Gerais por causa da chuva chega a 1.979, segundo balanço da Defesa Civil divulgado neste sábado (11). Já o total de desalojados é de 9.565.

Os temporais dos últimos dias, que afetaram principalmente o Vale do Jequitinhonha, deixaram 32 cidades em situação de emergência. Municípios do Norte do Estado e do Vale do Mucuri também foram atingidas.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, também neste sábado, que o governo federal está pronto para ajudar, esperando agora um plano dos municípios para o uso da verba. O Estado informou que ajuda as prefeituras a levantar as informações.

O presidente lembrou que o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já publicou as portarias decretando estado de emergência em vários estados e que a Caixa aguarda comunicado das prefeituras indicando os bairros atingidos para liberar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nessas localidades.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, após realizada a comunicação o prazo é de cinco dias para o pagamento. “Utilizando agências, lotéricas, correspondentes e até mesmo o aplicativo Caixa Tem”. Ele lembrou que o valor a ser pago é o saldo do FGTS até o limite de R$ 6220.

O ministro da Defesa, general Braga Netto, disse que as Forças Armadas já receberam as portarias do MDR e que o reconhecimento já está sendo feito. “Já temos helicópteros pré-selecionados caso haja necessidade e as tropas das proximidades já estão preparadas”, disse.

Segundo o presidente da República o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho deverá ir às áreas atingidas amanhã acompanhado do ministro da Cidadania, João Roma.

O governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em 31 cidades afetadas pelas chuvas dos últimos dias nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Na cidade de Pescador, uma criança de dois anos morreu na madrugada dessa quinta-feira (9), após um deslizamento de terra No município de Manhuaçu, foram registrados alagamentos em diversas ruas e residências, deixando 48 pessoas desalojadas.

Jornal O Tempo , Agência Brasil e O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!