Fim de ano com chuva serve de alerta para população adotar cuidados com energia elétrica
Publicado em 14/12/2021 05:30
REGIÃO

 

Reportagem do Jornal O Vigilante Online vai ao Centro de Operações Integrado da Energisa e traz dicas de segurança para o período chuvoso.

O fim de ano tem previsão de um volume maior de chuvas, acima da média climatológica do período, além da elevação da temperatura, conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Neste mês de dezembro tem início o verão, estação com maior ocorrência de tempestades. Devido aos riscos de fenômenos meteorológicos adversos, os alertas e medidas preventivas devem ser redobrados.

Para saber mais detalhes sobre os cuidados que a população deve ter com a energia elétrica nessa época do ano, devido ao período chuvoso que vem chegando com força no Sudeste, o Jornal O Vigilante Online esteve no Centro de Operações Integrado (COI) da Energisa, em Cataguases, onde a Reportagem foi recebida pelo Gerente de Operações da Energisa, Anderson Rabelo.

Responsável por monitorar em tempo real todo o sistema elétrico, 24 horas por dia, todos os dias do ano, Rabelo esclareceu que, no Centro de Operações Integrado, por meio de grandes painéis, os operadores do COI recebem informações sobre o volume de chamadas que entram nos canais de atendimento, fazem o monitoramento climático em um mapa cujo radar detecta descargas atmosféricas que ocorrem não só na área de concessão da Energisa, mas também ao seu redor.

Gerente de Operações da Energisa, Anderson Rabelo.

“Graças ao monitoramento climático e dos equipamentos automatizados instalados na rede, conseguimos acompanhar as tempestades se formando e aproximando da nossa área de concessão, possibilitando nos prepararmos, alertarmos as equipes e mobilizarmos o sobreaviso e os plantões, caso a tempestade chegue na nossa área de concessão e as previsões se concretizem”, explicou o gerente.

Para atender as ocorrências nessa época de chuvas, Anderson Rabelo contou como a Energisa busca se preparar. “Temos todo o controle do sistema elétrico através de equipamentos automatizados e contato direto com as nossas equipes de campo para fazermos o atendimento em tempo real. Mas nos preparamos para esse período chuvoso, quando colocamos em prática nosso Plano de Contingência, que é uma forma de preparação que envolve todas as áreas da empresa, tanto operacionais, de campo como manutenção e operação como também as áreas de apoio que estão por traz desse suporte às nossas equipes (áreas de telecomunicação, suprimento, segurança). Todos são envolvidos nesse período de preparação para que possamos fazer todas as ações preventivas de inspeção na rede, preparação dos equipamentos e treinamento das equipes. Simulamos situações de contingência real para que na hora que um evento desses acontecer, possamos atuar da melhor forma para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível”, detalhou o gerente.

“Mas, quais os cuidados devemos ter nesse período de chuvas?”, perguntou o jornal ao gerente de Operações da Energisa. Confira suas orientações, que são muito importantes.

Durante a ocorrência de uma tempestade:

  • Não fique em áreas descampadas. Procure sempre abrigo num local seguro e evite se proteger debaixo de árvores. As áreas descampadas e as árvores são pontos onde temos maior incidência de descargas atmosféricas, então são lugares perigosos durante as tempestades.
  • Se o tempo está virando pra chuva, evite trabalhar em telhados, instalar antenas, lembrando que as descargas atmosféricas podem incidir na rede elétrica, mas também na rede de telefonia, na antena de TV, o que pode levar a descarga atmosférica para dentro das casas.
  • Tire os aparelhos da tomada e deixe os equipamentos desconectados, por exemplo, os aparelhos celulares que às vezes ficam na mão, ligado na tomada, dentre outros equipamentos.
  • Outra importante recomendação feita pelo Gerente de Operações da Energisa é, que seja cidade ou na área rural, ao encontrar algum poste caído, algum fio partido ou algo assim, nunca se aproxime. “A rede elétrica tem equipamentos de proteção que desligam a rede por segurança, caso aconteça qualquer problema. Mas eventuais falhas podem acontecer. Por isso, somente as nossas equipes que são especializadas podem intervir. Em caso de colisão de veículo em um poste que provoque a queda do poste e rompimento de fios, quem estiver dentro do carro deve permanecer no interior do veículo até que a equipe da Energisa chegue e avalie se existe algum risco e desligue a rede, se for o caso”, explicou Rabelo.

Pique de energia
O chamado pique de energia, que ocorre quando a energia desliga e religa novamente, é uma característica de evolução do sistema elétrico, de acordo com o Gerente de Operações da Energisa. Nem sempre é uma interrupção do fornecimento de energia e sim um mecanismo de proteção, ajudando a eliminar curtos-circuitos, provocados, por exemplo, por descargas atmosféricas, pássaro na rede ou contato de pipa e galhos de árvores com as redes, ocorrências comuns nas áreas rurais.

Foto: Arquivo/O Vigilante Online

“São equipamentos automatizados que durante um curto-circuito ou um defeito temporário na rede ele desliga, espera um tempo e religa novamente, funcionando com uma proteção”, explica Anderson.

Anderson acrescenta que podem acontecer outras situações, chamados de defeitos permanentes, quando por exemplo um cabo se rompe, uma árvore cai sobre a rede causando a queda de um poste ou um vendaval projeta um telhado na rede. “Nestes casos, precisamos mobilizar imediatamente nossas equipes para o local para fazer a recomposição da rede. E o tempo vai depender da extensão dos danos. Em alguns pontos, atuamos em conjunto com outros órgãos. É o caso de uma queda de barreira ou de árvores que derrubam postes em ruas e rodovias.

Foto: Arquivo/O Vigilante Online

Para liberar o local, retirar a árvore, precisamos do apoio do Corpo de Bombeiros ou da Defesa Civil. Fazemos uma ação integrada, que inclusive também está no nosso Plano de Contingência. Além das ações internas de preparação, temos também uma etapa de integração com esses órgãos externos. Recentemente fizemos um Seminário que envolveu a participação de mais de 70 representantes de Corpo de Bombeiros, Defesa Civil dos municípios da nossa concessão, justamente para manter uma rede integrada de comunicação, deixar tudo muito bem afinado para que nesses momentos de atuação conjunta, possamos agir com rapidez e eficiência, beneficiando todos os nossos clientes”, declarou Anderson.

Atualmente, a Energisa disponibiliza canais de comunicação 24 horas para todos os clientes, principalmente pelos canais digitais, uma forma mais fácil dos clientes entrarem em contato com a empresa. Confira:

  • Através do aplicativo para celular Energisa On, que é muito simples de ser baixado e muito fácil de usar, o cliente pode abrir diversas solicitações.
  • Através do WhatsApp, a Energisa apresenta sua atendente virtual: Gisa, uma maneira muito fácil de entrar em contato com a empresa através de mensagens via WhatsApp. Seu número de contato é (32) 9 8426-1352. Precisou, entre em contato.
  • O Call Center realiza atendimentos telefônicos pelo 0800 032 0196.
  • O Site da Energisa é o www.energisa.com.br

“Esses são os nossos principais canais, disponíveis 24 horas por dia. Quando ocorre algum evento climático mais severo, registramos maior volume de chamadas, mas com os canais digitais o acesso é fácil e mais rápido”, explica Rabelo que alerta que em casos de ocorrências com a rede elétrica, os clientes não devem tocar nos fios e entrar em contato imediatamente com a Energisa pelos canais de atendimento acima.

Ao final da visita ao Centro de Operação Integrado da Energisa, o Gerente de Operações Anderson Rabelo agradeceu a oportunidade de mostrar um pouco mais do trabalho que a Energisa tem feito. “Nos colocamos à disposição de todos. Estamos prontos, 24 horas por dia, para levarmos o melhor fornecimento de energia aos nossos clientes da Zona da Mata e região”, afirmou.

A Redação do Jornal O Vigilante Online agradece o apoio da Energisa para que realizássemos essa Reportagem.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!