Na noite desta sexta-feira (17) a equipe do g1 recebeu alguns vídeos e imagens do Bairro Santa Luzia em Juiz de Fora com a Avenida Ibitiguaia totalmente alagada. O córrego que corta a avenida transbordou.
Na tarde desta sexta, a equipe da Defesa Civil da cidade, havia emitido um comunicado de alerta sobre o alto risco de alagamento e transbordamento de rios. Veja.
"Defesa Civil: Possibilidade de transbordamento de rios e córregos em Juiz de Fora. Grau de risco - alto. Contato com a Defesa Civil, ligue 199". Fonte: Cemaden.
Durante a noite desta sexta-feira, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que os acumulados de precipitação são de até 48 mm em uma hora na cidade. A previsão meteorológica indica continuidade das chuvas para as próximas horas. Os maiores volumes de precipitação foram no Graminha e no Bairro de Lourdes.
Diante disso, foi divulgado um alerta para "as áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela densa ocupação de encostas de média a alta declividade por moradias de alta vulnerabilidade construídas em corte e aterro, com lançamento de lixo nas encostas, ausência de sistemas de drenagem e coleta de águas servidas, trincas, degraus de abatimento e deslizamentos recorrentes. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas".
A equipe do g1 entrou em contato com a Defesa Civil que informou que não registrou nenhuma ocorrência. O Corpo de Bombeiros também foi acionado ao Bairro Santa Luzia devido ao alagamento. As viaturas viaturas foram encaminhadas ao local e até as primeiras informações não havia registro de feridos.

Fonte: G-1 Zona da Mata