Na noite de ontem, sexta-feira (17), a Câmara de Vereadores de Leopoldina realizou sessão solene para entrega de Títulos de Cidadania Honorária Leopoldinense para José Publio de Almeida Cunha, economista e escritor e para o Padre Valtenir de Lima e Silva, do Santuário de São José, em Leopoldina.
A Medalha do Mérito Leopoldinense foi entregue para Antônio Carlos de Oliveira Silva (o Tõe da Sorveteria Sol e Neve do Centro da cidade), José Romy Machado dos Anjos, Michelle Campos Louro e Thais Lacerda Amaral.
Convidados, dentre eles os familiares dos homenageados prestigiaram a solenidade, que priorizou o distanciamento social exigido em relação aos cuidados com a pandemia e as demais medidas sanitárias, dentre elas o uso da máscara de proteção respiratória.
A Mesa de Honra foi composta pelo Vereador José Augusto Cabral – presidente da Câmara Municipal, pelo vice-prefeito de Leopoldina, Antônio Carlos Martins Pimentel – que representou o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz no evento; os vereadores José do Carmo Fófano Vieira, Rodrigo Pimentel, Bernardo Guedes, Gilmar Pimentel, Inezinha Xavier e Julius Cezar; o ex-deputado e ex-prefeito de Leopoldina Bené Guedes, além do presidente eleito da sub seção da OAB Leopoldina, advogado Marcelo Raimundi.
Após apresentação de breve biografia dos agraciados da noite, as honrarias foram entregues aos homenageados pelos vereadores autores ou por seus representantes, ocasião em que ambos tiveram a oportunidade de se pronunciar.
Medalha do Mérito Leopoldinense
Antônio Carlos de Oliveira Silva.
Nascido em 23/01/1971 no município de Leopoldina, filho de Luzia das Dores de Oliveira Silva e Celso José da Silva, casado com Karina Pires Policiano e Silva e tem as filhas Milena Policiano e Silva e Júlia Melo Silva. Segundo filho de uma família de 5 irmãos, Tõe, assim conhecido por todos, começou a trabalhar ainda criança vendendo verduras e posteriormente como engraxate de sapatos na Praça Félix Martins, época em que o Sr. Teotônio Basile o tirou da Praça para trabalhar entregando salgados para o mesmo, depois veio a trabalhar em farmácia e poucos anos depois foi morar em Vitória, também trabalhando no mesmo ramo. Em 1990 retornou a Leopoldina onde montou seu primeiro bar no Bairro Bela Vista e em 1994 veio para o Centro da cidade já com a atual Manêra Mineira, de lá em diante possuiu vários comércios na cidade no ramo de bares e lanchonetes, foi quando em 2006 a família Martins Brandão o convidou para assumir a loja central da Sol & Neve, estando até os dias atuais. Por muitos anos teve o sonho de montar uma casa noturna, em 2016 teve a oportunidade de tirar o sonho da cabeça e passar para o papel, concretizando em 2019 com a inauguração da Stone House, onde segue sua trajetória empreendendo e fazendo o que gosta com muito zelo e dedicação.
O Projeto de Resolução nº 04/2020, de autoria do vereador José Augusto Cabral, que confere ao empresário Antônio Carlos de Oliveira Silva a Medalha do Mérito Leopoldinense em virtude dos relevantes serviços prestados ao Município de Leopoldina foi apresentado no dia 10 de março de 2020 e promulgado como Resolução nº 273 de 17 de março de 2020.
José Romy Machado dos Anjos
Natural de Leopoldina, José Romy é graduado em Economia e Administração de Empresas pela Faculdade de Economia do Rio de Janeiro. Em sua carreira profissional, atuou no Abrigo Cristo Redentor, Fundação Leão XIII, Bayer S/A, Grupo Financeiro Fiança e BRB Crédito Financeiro, no Rio de Janeiro, exercendo funções desde auxiliar de escritório a assessor especial da presidência. Mesmo atuando profissionalmente fora de Leopoldina, o homenageado deu oportunidades a diversos jovens leopoldinenses nas empresas em que trabalhava, com o objetivo de iniciar sua vida profissional ou dar continuidade aos estudos. Durante 31 anos, Romy atuou diretamente na organização do Concurso Leiteiro do Distrito de Piacatuba, auxiliando na área financeira às diretorias que se sucederam na realização do evento.
A concessão da Medalha do Mérito Leopoldinense ao Sr. José Romy Machado dos Anjos através do Projeto de Resolução nº 16/2021, apresentada na sessão ordinária do último dia 8 de novembro, de autoria do vereador José do Carmo Fófano Vieira (PSB) foi aprovada por unanimidade após as discussões regimentais.
Thaís Lacerda Amaral
Natural de Leopoldina a Sra. Thaís Lacerda Amaral atua há mais de dez anos como agente comunitária de Saúde no distrito de Ribeiro Junqueira. Formada em Pedagogia e Técnica em Agente Comunitária de Saúde, Thaís Lacerda Amaral foi fundadora do Grupo de Oração Movidos pela Fé que existe há seis anos, na Igreja de Santo Antônio daquele distrito, cujo objetivo é levar o amor de Deus a jovens, além de desenvolver projetos sociais.
O vereador Julius Cezar (PSL) foi o autor do Projeto de Resolução nº 04/2021 que conferiu a Medalha do Mérito Leopoldinense a Sra. Thaís Lacerda Amaral.
Michelle Campos Louro
Natural de Leopoldina, Michelle Campos Louro tornou-se aeromoça por paixão e profissão. Voou incansavelmente por 27 anos, viajando por mais de 52 países e residiu em diversas cidades. Graduada como Estilista, Designer de jóias, Ourives, Coach e Terapeuta Holística, Michelle Louro tornou-se apresentadora do Canal Anja Dourada no YouTube onde aborda temas relacionados ao amor, paz, felicidade, amizade, fé, gratidão, humildade, esperança, perdão, entre outros. Autora do livro “Com asas de amor e sabedoria”, ela já produziu mais de 200 vídeos em diversas cidades, países e continentes do mundo, inclusive Leopoldina, apresentando seus pontos turísticos. De autoria do vereador Bernardo Guedes (PDT), o Projeto de Resolução nº 01/2021 conferiu a Medalha do Mérito Leopoldinense à Senhora Michelle Campos Louro, por elevar o nome do Município de Leopoldina a nível nacional.
A honraria foi aprovada por unanimidade, em turno único, na reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina do dia 9 de fevereiro da atual legislatura.
Título de Cidadão Honorário Leopoldinense
Padre Valtenir de Lima e Silva
Nascido em Miraí-MG, o Padre Valtenir de Lima e Silva é o terceiro filho de uma família de quatro irmãos. Após ser ordenado padre em Rosário da Limeira e exercido o sacerdócio em Pirapetinga, Padre Valtenir assumiu a Paróquia de São José Operário em 2017, permanecendo até os dias atuais. Bacharel e licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia, psicanalista, escritor e poeta, o homenageado é autor de um livro de poesias e cinco livros sobre espiritualidade.
Rodrigo Pimentel (PV) é o autor do Projeto de Resolução nº 05/2021 que conferiu o Título de Cidadão Honorário Leopoldinense ao Padre Valtenir de Lima e Silva.
José Publio de Almeida Cunha
José Publio de Almeida Cunha, 58 anos, mais conhecido por Publio Cunha, é natural de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro, casado com Ilsineia Cunha, é pai de Ana Carolina, Marcus Vinicius, Gabriel, Raphael e José Publio Filho, e avô de Helena e Julia. Publio Cunha trabalha há vinte e cinco anos no Estado de Minas Gerais exercendo o cargo efetivo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, além disso é Economista, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Escritor e Poeta, ativista dos movimentos sociais e ensaísta de Economia Política, teve artigos publicados em jornais do Rio de Janeiro na década de 90 e hoje é colaborador do Jornal “O Vigilante” escrevendo sobre alguns “causos” e personagens pitorescos. Atuou em alguns municípios mineiros e em 2012 se radicou em nossa Leopoldina, onde além da hospitalidade e do acolhimento, encontrou a verdadeira inspiração para a criação e desenvolvimento de seus textos literários, especialmente no gênero da poesia. Em 2015, lançou o Livro “Da Vida a Poesia” na Bienal do Livro no Rio de Janeiro e posteriormente na Feira Literária de Paraty, No momento, se encontra engajado na produção do Livro “Quantas Mortes” em fase de acabamento e edição, com lançamento previsto para o 1º Trimestre de 2.022, e é por toda essa aura emanada da “Pequena Leopoldina”, é que tem a plena convicção de que suas raízes mais profundas da sensibilidade e do conhecimento, sempre estiverem em Leopoldina.
O Projeto de Resolução nº 08/2020, de autoria do vereador Sebastião Geraldo Valentim foi apresentado no dia 2 de dezembro de 2020 e aprovado pela Câmara de vereadores, que no dia 7 de dezembro do mesmo ano promulgou a Resolução nº 9/2020 conferindo ao homenageado, José Publio de Almeida Cunha, o Título de Cidadão Honorário Leopoldinense, em virtude dos relevantes serviços prestados ao Município de Leopoldina. Nota da Redação: O ex-vereador Sebastião Geraldo Valentim, o Tião das Três Cruzes, faleceu no dia 31 de março de 2021, aos 58 anos de idade.
A palavra foi concedida para breves pronunciamentos dos convidados que estavam na Mesa de Honra dos trabalhos e em seguida a sessão solene foi encerrada.
O Vigilante Online, com fotos de Arnaldo Spíndola e Júlio Cesar Martins