Leitores da Comunidade dos Coelhos e Boa Sorte relataram drama vivido pela impossibilidade de comprarem alimentos e remédios.
Os moradores da Comunidade dos Coelhos e da Boa Sorte estão reclamando da dificuldade para entrar e sair do local. Segundo eles, as péssimas condições de trechos da estrada que dá acesso aos locais estão deixando a população isolada. De acordo com os moradores, os problemas são antigos e há erosões que surgiram durante o período chuvoso. A lama e as valas tomam conta da maior parte dos trechos devido às constantes chuvas em toda a região.
Uma moradora da Comunidade dos Coelhos enviou mensagem ao jornal relatando o drama vivido por ela e sua família. Flávia Rodrigues Trindade conta que a situação da estrada tem se tornado um problema para que ela possa se deslocar até a cidade para, por exemplo, comprar medicamentos e alimentos. Ela ressalta que em nenhum momento máquinas da prefeitura foram até o local e o trecho fica cada vez mais intransitável, apesar de ocorrerem em pontos isolados.
Flávia também disse que não é a única afetada e relata prejuízos. Recentemente ao tentar chegar até a rodovia BR-116 acabou caindo em uma vala e teve seu automóvel danificado. Um caminhão há alguns dias atrás também ficou danificado ao sair da pista. Além dos problemas enfrentados com a estrada, Flávia também ressalta a dificuldade que é para se ter internet naquela área, já que o modem disponibilizado recentemente para a comunidade pelo governo federal foi furtado. “Quando precisamos telefonar temos que ir até um ponto, eu não posso me dar o luxo de ter internet em casa pois aqui na zona rural é muito caro. Tenho uma filha de 16 anos que quando precisa estudar na internet precisa ir até a casa de uma amiga em um local mais afastado ou se deslocar até a casa de sua outra filha, em São Domingos”.
Também da Comunidade dos Coelhos, a leitora Dona Elvina, de 66 anos, reclama que há 13 dias não consegue sair de casa. “São 12 Km de estrada de chão, mas não é toda ela que precisa ser arrumada. Precisa de trazer entulho para colocar nos piores locais, buracos que viraram cratera, não tem como passar carro”, enfatizou.
Boa Sorte
Moradores da Boa Sorte também entraram em contato com o jornal. Um leitor que preferiu não ser identificado relatou que a via precisa de várias manutenções devido às chuvas, porém existem pontos específicos que se forem arrumados durante a estiagem facilitaria muito o tráfego de veículos. “Vários carros já quebraram, pneus rasgados, agarrados. A pista está precisando de várias manutenções devido às chuvas mas existe um ponto específico que está ruim”, relatou.
Posicionamento da Prefeitura de Leopoldina
A Redação do Jornal O Vigilante Online conseguiu contato com o secretário municipal de Agricultura, Edmílson Macedo, que explicou estar com equipes da prefeitura nesta quarta e quinta-feiras atuando em caráter emergencial na comunidade dos Coelhos. Macedo acrescentou que nesta quinta outra equipe estará na Boa Sorte colocando entulho nos pontos mais críticos daquela estrada rural.
“Estamos com essa força tarefa nestes dois lugares. Ainda no começo da manhã dessa quarta-feira atendemos chamado de urgência na comunidade dos Quadros, que também estava intransitável. Felizmente conseguimos resolver aquele problema de maneira emergencial, pois tratava-se do acesso para atendimento de uma pessoa com problemas de saúde”, esclareceu o secretário.
Conforme Edmílson Macedo justificou, “não há condições de resolvermos todas as situações decorrentes das chuvas no município, mas não estamos parando um minuto, estamos trabalhando”, assegurou. Ao final do contato com a Redação do jornal, o secretário também revelou que está com uma máquina na estrada de Providência, procurando minimizar os danos causados pelas chuvas.