O setor funciona no auditório da Casa de Cultura Serra do Brigadeiro e tem como objetivo dar agilidade às ações dos governos envolvidos no enfrentamento dos problemas e danos causados pelas chuvas, entre eles, abastecimento de água, energia elétrica e monitoramento das áreas de risco.
Entre outras ações de responsabilidade do Gabinete está o planejamento de ações que ofereçam segurança e evitem prejuízos aos moradores das áreas urbanas e rurais, bem como a busca por recursos junto ao Estado e a União para o restabelecimento das cidades vítimas das fortes e constantes chuvas.
A Prefeitura de Miradouro destacou que “o principal motivo que impulsionou a tomada de decisão para a instalação do Gabinete de Gerenciamento de Crise em Miradouro foi o fato de salvar e proteger a maior quantidade possível de vidas”.
A presidência do Gabinete é do Coordenador da 4ª Regional da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, subtenente Jerônimo Damião dos Santos, e composto por representantes da Defesa Civil de seis municípios: Miradouro, Cataguases, Dona Euzébia, Eugenópolis, Tombos e Vieiras.
Fonte: G-1 Zona da Mata