Segunda remessa de vacinas para crianças em MG, com mais de 100 mil doses, começa a ser distribuída
19/01/2022 05:48 em REGIÃO

 

As mais de 112 mil doses da vacina da Pfizer, destinadas à imunização infantil contra a Covid-19, que chegaram na manhã desta terça-feira (18) a Minas Gerais, já começaram a ser distribuídas aos municípios.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, todas as vacinas desse segundo lote são para 5,5% de crianças de 5 a 11 anos não indígenas e não quilombolas, e para 100% de crianças de 11 a 5 anos quilombolas e 100% de crianças de 11 a 5 anos indígenas.

 

Esta é a 80ª remessa de imunizantes contra a Covid-19 que chega ao estado, e a segunda voltada para crianças. Outras 2,58 mil doses remanescentes do lote anterior, recebido no fim de semana, também serão distribuídas.

Belo Horizonte já recebeu suas 10.450 doses no início da tarde desta terça-feira, segundo o governo estadual. A partir desta quarta (19), as demais Unidades Regionais de Saúde vão receber as vacinas.

 

Ampliação em Belo Horizonte

 

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia na quinta-feira (20) a vacinação de crianças de 11 anos sem comorbidades. Só poderão receber a primeira dose, aquelas nascidas de janeiro a junho de 2010 e que ainda tenham 11 anos na data da vacinação.

As aplicações continuarão sendo feitas em escolas da capital. O horário é das 9h às 17h. Veja aqui os locais de vacinação.

 

"Para se vacinar, as crianças sem comorbidades devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso o acompanhamento seja por terceiros, haverá a necessidade de apresentar o termo de autorização de para vacinação, disponibilizado no portal da Prefeitura, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis", diz a prefeitura.

 

As ações de repescagem para crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas continuarão sendo feitas nas escolas. Já a imunização das crianças acamadas ou com mobilidade reduzida segue em andamento ao longo da semana e está sendo feita por equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Confira o cronograma:

 

Dia 19/01, quarta-feira: dose de reforço para pessoas de 53 e 51 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;

- repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte e da comorbidade. A aplicação das vacinas será feita em escolas;

Dia 20/01, quinta-feira: - primeira dose para crianças sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2010 e que ainda tenham 11 anos na data da vacinação. É necessário levar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. A aplicação das vacinas será feita em escolas;

- dose de reforço para pessoas de 49 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;

- dose de reforço para pessoas de 19 anos, vacinadas com a CoronaVac, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;

Dia 21/01, sexta-feira: - dose de reforço para pessoas de 18 anos, vacinadas com a CoronaVac, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;

- repescagem de dose de reforço para grupos prioritários e faixas etárias já convocados, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

- repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2010 e que ainda tenham 11 anos na data da vacinação. É necessário levar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte e da comorbidade. A aplicação das vacinas será feita em escolas.

 

 

Dose de reforço

 

 

Os chamamentos para quem já pode tomar dose de reforço serão feitos a partir desta quarta-feira (19).

Para que as pessoas possam receber a dose de reforço é necessário apresentar o documento de identidade, cartão de vacinação e ter recebido a segunda dose no prazo de pelo menos 4 meses.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento dos centros de saúde e postos extras é das 8h às 17h. Já dos pontos de drive-thru é das 8h às 16h30. Os shoppings funcionam das 13h às 19h30 e as escolas das 9h às 17h.

"A Prefeitura reforça que as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina", disse a prefeitura.

 

 

Fonte: G-1 Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!