Apenas 23% das crianças com comorbidades receberam vacina contra a Covid em BH
Publicado em 21/01/2022 14:41
REGIÃO

 

Das cerca de 13 mil crianças de 5 a 11 anos com comorbidades em Belo Horizonte, apenas 3 mil receberam a vacina contra a Covid-19. A informação foi dada na manhã desta sexta-feira (21) pelo diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de BH, Paulo Roberto Corrêa, em entrevista à TV Globo.

O número corresponde a apenas 23% do público estimado e gera preocupação.

 

“Começamos a vacinação no sábado e a adesão não está boa. Os pais precisam saber que a vacina é eficaz e tem pouquíssimo efeito colateral”, garantiu Corrêa.

 

O diretor acredita que notícias falsas sobre a vacina têm deixado algumas pessoas com medo.

“Além do período de férias, as fake news também colocam em dúvida a eficácia da vacina. O recado é que são milhões de doses aplicadas em crianças de vários países que não manifestaram reação”, destacou.

Paulo Roberto Corrêa também alertou que crianças estão sendo internadas com Covid e há casos que evoluíram para a morte.

 

“Crianças também podem morrer de Covid. Lutamos muito para ter vacina e agora ela está disponível. O objetivo é que todos tenham acesso. As aulas voltarão e com a vacina teremos mais segurança neste retorno. Pais, vocês precisam ser parceiros. Além da vacina é preciso uso da máscara e distanciamento social”, pediu Corrêa.
Até o momento, a aplicação das vacinas segue em andamento na capital para as crianças de 11 a 5 anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombola, além de crianças sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2010 e que ainda tenham 11 anos na data da vacinação.

Coronavac

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quinta-feira (20), autorizar a aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, menos naquelas com baixa imunidade. Será usado o mesmo imunizante que, atualmente, é aplicado em adultos.

Segundo Paulo Roberto Corrêa, Belo Horizonte está preparada para ampliar a vacinação quando a Coronavac chegar.

“Temos locais estratégicos para a vacinação. Só precisamos da vacina. Temos estoque de mil doses de Coronavac, mas é para o público que não tomou a segunda dose. Assim que a prefeitura receber novo estoque a gente amplia a vacinação”.

 

 

Fonte: G-1 Minas

Comentários
Comentário enviado com sucesso!