Guardas municipais de Ribeirão das Neves denunciam secretário de Segurança por agressões
28/01/2022 13:30 em REGIÃO

 

Agentes da Guarda Municipal de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, denunciam o secretário de Segurança da cidade por agressões verbais e ameaça depois de uma confusão na noite desta quinta-feira (27).

Parte da corporação foi parar na delegacia, onde formalizou denúncia de assédio moral contra Leinilson Marcos Barbosa Alves. Eles toparam dar entrevista à TV Globo, mas, com medo de represálias, pediram para não ser identificados.

 

"Encostei a viatura na 040 para ouvir um áudio. Nesse momento, eu vi um carro particular buzinando e parou na nossa frente. Na hora eu não vi que era nosso secretário. Ele já desceu com o celular na mão, filmando, falando, xingando a Guarda [Municipal]. Por um certo momento, ele veio para cima da gente, já peitando. Tentou novamente agredir esse outro guarda, colocando o dedo no rosto do guarda. A gente já está cansado, porque a gente está aqui para trabalhar, a gente não está aqui para ser desrespeitado".

De acordo com a guarda, o secretário reclamou que parte da cidade estava sem patrulhamento. Ele exigia que uma viatura se deslocasse até o bairro VenezaA equipe seguia para atender o pedido, quando foi abordada de forma agressiva.

Segundo os agentes, não foi a primeira vez que o secretário de Segurança se envolveu nesse tipo de confusão, mas agora, além de xingar os guardas municipais, ele também fez ameaças.

 

"Ele falou: 'É, a Guarda [Municipal] quer ser armada? Eu tenho minha arma aqui, debaixo do banco'. Ontem foi um chute na porta, hoje foi quase uma agressão física. E quando acontecer? A sensação é de indignação mesmo. É indignação. A gente quer ser respeitado".

 

 

O que diz a Prefeitura de Ribeirão das Neves

 

 

Leia a íntegra da nota:

 

"A Prefeitura de Ribeirão das Neves esclarece que tomou conhecimento sobre a denúncia contra o atual Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, Lenilson Marques, na manhã desta sexta-feira, 28/01, e está apurando internamente o caso.

De acordo com o Lenilson Marques, Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, o que foi reportado sobre o acontecimento da noite da última quinta-feira, 27/01, não condiz com a realidade. Segundo ele, houve um ruído de informações que causou um desgaste, mas não houve agressão verbal, assédio moral, tampouco ameaças.

 

Ainda de acordo com o secretário, o que aconteceu foi que, enquanto responsável pela pasta de Segurança da cidade, identificou os guardas fora dos locais determinados de trabalho, o que já havia ocorrido outras vezes, e cobrou uma solução ao Comandante Carlos Henrique Fernandes Nunes, responsável pela corporação, o que gerou descontentamento nos guardas.

Ainda de acordo com Leinilson, em momento nenhum ele filmou ou ameaçou os guardas. Ele estava em uma chamada de vídeo com o comandante Nunes, argumentando que os pontos de observação com câmera, instalados recentemente na cidade com o objetivo de ampliar a segurança, estavam desassistidos, uma vez que os guardas não estavam em seus postos de trabalho.

 

A Prefeitura de Ribeirão das Neves reforça o respeito pela nossa Guarda Municipal, que possui um papel fundamental na estrutura da segurança pública de Ribeirão das Neves, esclarece que os fatos estão sendo apurados com rigor, levando em consideração todos os envolvidos, e que medidas administrativas necessárias para que essas ocorrências não voltem a acontecer serão tomadas".

 

 

Fonte: G-1 Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!