De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Anete Fernandes, haverá pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. O avanço de uma frente fria para o litoral da região Sudeste pode provocar precipitação de granizo.
Há possibilidade de redução nas temperaturas máximas porque a nebulosidade tende a barrar a radiação e deve diminuir o calor que foi bem forte nos últimos dias.
A temperatura na Zona da Mata deve ficar entre 17°C a mínima e 36°C a máxima. No Campo das Vertentes as temperaturas variam entre 17°C e 30°C.
Ao longo da semana, as temperaturas começaram a esboçar uma queda devido a um bloqueio atmosférico, que foi perdendo a força devido à chegada de uma frente fria.
Segundo a engenheira ambiental e climatologista, Alcione Wagner, isso ocorre devido à formação de uma nova ZCAS a partir desta sexta-feira (28).
A presença de um sistema de baixa pressão no litoral Sudeste contribui com a umidade e a ocorrência de chuva mais frequentes entre sábado (29) e a segunda-feira (31).
Há, ainda, a possibilidade de chuvas intensas e ocorrência de temporais. A temperatura máxima devido à umidade deve permanecer abaixo de 30°C no domingo (30).
A umidade relativa do ar oscilará entre 50% a 100%.
- Sexta-feira (28): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 24°C e 33°C;
- Sábado (29): Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Temperaturas entre 22°C e 31°C;
- Domingo (30): Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 22°C e 28°C.
Fonte: G-1 Zona da Mata