UFMG busca voluntários com sintomas de Covid para novo estudo sobre antivirais; veja como participar
22/02/2022 06:01 em REGIÃO

 

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está em busca de voluntários com sintomas de Covid-19 para um estudo sobre antivirais. A pesquisa é feita em parceria com as universidades de Oxford, no Reino Unido, e Mahidol, na Tailândia.

Segundo o professor da UFMG e coordenador da pesquisa, Mauro Martins Teixeira, o objetivo é entender, por exemplo, como o uso de antivirais impacta na velocidade da diminuição da quantidade de vírus no organismo.

 

"Nós estamos recrutando pessoas que tenham sintomas leves. A gente quer saber se os medicamentos testados são capazes de diminuir a carga viral. A gente se baseia nos mesmos estudos que foram feito para a doença da malária e outras viroses, por exemplo, é a mesma metodologia", explicou.

 

Segundo Teixeira, em Belo Horizonte, atualmente, oito pessoas estão entre os voluntários, mas em todo o mundo o número ultrapassa 80. A estimativa é que entre seis meses a um ano, cerca de 500 pessoas participem da pesquisa.

Para participar é preciso ter de 18 a 50 anos e apresentar sintomas leves da doença, iniciados menos de quatro dias antes.

Ele disse que a pesquisa também servirá para ajudar na criação de antivirais para outras doenças.

"A gente ministra dois medicamentos americanos que já foram aprovados no Brasil, mas ainda não está disponível. O uso é venoso. Acompanhamos diariamente a carga viral da pessoa, após o medicamento e fazemos visitas às casas deles todos os dias, fazendo PCR na garganta", detalhou o professor.

 

"Eu acho bonito do estudo é que ele cria uma plataforma para outras coisas, outras doenças, outras viroses, não temos bons antivirais para tratar doenças no Brasil. A tendência que estamos buscando também é como fazer para desenvolver novos antivirais para dengue, por exemplo", explicou.

 

Pesquisas já realizadas na instituição asiática servirão de base para o novo projeto, que é financiado pela Wellcome Trust, instituição filantrópica que apoia pesquisas na área da saúde.

 

 

Fonte: G-1 Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!