Covid-19: bebê de 4 meses recebe vacina contra a doença por engano em Juiz de Fora
Publicado em 22/02/2022 15:51
REGIÃO

 

mãe de um bebê de 4 meses denunciou que o filho recebeu uma dose por engano da CoronaVac em Juiz de Fora. O imunizante é utilizado contra a Covid-19. No Brasil, a vacinação infantil é liberada somente para crianças de 5 a 11 anos. A Prefeitura se pronunciou sobre o assunto. (Veja mais abaixo).

Segundo Karen Cristina Andrade Roth Maggione, ela levou o filho na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Vila Ideal na manhã de segunda-feira (21) para tomar 4 tipo de vacinas, indicadas para aplicação em bebês nesta idade.

"Ontem eu fui na UBS do Vila Ideal para ele tomar 4 vacinas de rotina. Enquanto aguardava, ouvi uma profissional falando com a outra que não tinha uma das vacinas, mas quando chegou o momento da vacinação ele recebeu uma vacina em gotinha e 3 injetáveis, totalizando as 4 que precisava então não questionei. Imaginei que eles tivessem verificado e visto que tinham todas", explicou.

 

Durante a tarde, a mãe contou que recebeu uma ligação da unidade para saber qual era o estado de saúde do bebê.

"Achei estranho eles perguntarem porque eles não fazem isso. Eles falaram que tinha uma vacina que foi aplicada errado. No lugar da Zip foi aplicada a vacina contra a Covid-19. Quando você vai vacinar você confia a vida do seu filho àqueles profissionais. Foi uma imprudência muito grande", afirmou Karen.

 

Após a situação, Karen retornou na unidade com o filho. Ele passou por uma avaliação de um pediatra e será monitorado por 30 dias.

"Eles estão ligando para perguntar como está tudo. Se ele ficara moado, se apresentar alguma reação. Eu não sei o que pode acontecer porque é uma vacina que não foi testada em pessoas dessa idade e isso me causa medo. Não sei se isso pode atrapalhar no desenvolvimento e aprendizado dele. Estou de olho".

Em nota, a Prefeitura informou que todos os protocolos recomendados foram adotados e a equipe orientada a comunicar os superiores sobre a identificação de um erro de imunização.

 

 

O que diz a Prefeitura?

 

 

A Secretaria de Saúde (SS) informa que no final da tarde de segunda-feira, 21, o setor de imunizações da vigilância epidemiológica foi notificado sobre a administração indevida da vacina Coronavac em uma criança de 04 meses, que buscou a UBS Vila ideal para realização das vacinas preconizadas para essa faixa etária (pentavalente). O erro foi reconhecido pela técnica de enfermagem da própria unidade, que acionou os pais da criança. Imediatamente, todos os protocolos recomendados foram adotados e a equipe orientada a comunicar seus superiores sobre a identificação de um erro de imunização. A criança será acompanhada e monitorada pelos próximos 30 dias a fim de identificar precocemente qualquer evento adverso que venha a surgir. A criança passou por avaliação médica dentro da própria unidade, e a técnica responsável foi afastada da sala de vacinas. A SS abriu um procedimento interno (PDA), para esclarecer a situação e evitar possíveis erros. Ressaltamos que a vacina administrada utiliza uma tecnologia (vírus inativado) comum para vários outras do calendário básico da criança e apresenta perfil de segurança alto reduzindo a possibilidade de possíveis eventos adversos".

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

Comentários
Comentário enviado com sucesso!