As ações do Governo de Minas para o controle das arboviroses, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti - como dengue, zika e chikungunya -, envolvem diversos eixos de atuação, que vão desde a prevenção até a assistência aos pacientes nos serviços de saúde.
Para fomentar estratégias dos municípios que visam evitar a proliferação do mosquito e qualificar as redes de atendimento, a Secretaria de Estado de Saúde de MG já repassou R$ 40 milhões aos Fundos Municipais de Saúde visando o período sazonal deste ano. A SES-MG também realizou pagamentos de outros R$ 80 milhões para regularização de dívida contemplada no acordo do Governo de Minas junto à Associação Mineira de Municípios (AMM).
“Os incentivos financeiros são muito importantes para que os municípios possam desenvolver estratégias, em nível local, tanto em relação à prevenção e eliminação de possíveis criadouros do Aedes, quanto promover ações de mobilização social e estruturação da rede de atendimento”, explica a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis, Marcela Lencine Ferraz.
Os valores destinados a cada um dos municípios estão relacionados na Resolução SES-MG 7.733/2021.
Consulte os boletins epidemiológicos e outras informações relacionadas em:
www.saude.mg.gov.br/aedes
Fonte: Jornal Leopoldinense