QUANDO É QUE VAMOS PODER DEIXAR DE USAR MÁSCARA?
09/03/2022 15:06 em REGIÃO

 

Segundo informações, Leopoldina aguarda a deliberação da Secretaria de Saúde do Estado
A obrigatoriedade do uso de máscaras começa a cair progressivamente no Brasil e já é uma realidade em países como os EUA e em outros países.
Especialistas apontam que é preciso ter cautela com o cenário epidemiológico, e que mesmo em espaços abertos há casos em que o cuidado precisa ser mantido, mas que sim existem dados que podem basear a retirada das máscaras em determinados espaços.
“Temos que pensar em comportamentos de menos riscos, não locais”, define Beatriz Klimeck, doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) por trás da página "Qual Máscara?".
“Menos de 1% dos eventos de transmissão ocorrem ao ar livre. Nessa ótica faz sentido [a liberação das máscaras em espaços abertos]”, diz Vitor Mori, pesquisador na Universidade de Vermont e membro do Observatório Covid-19 BR.
Contudo, Mori explica que a questão não é apenas flexibilizar. Ele ressalta que é preciso uma comunicação mais efetiva do poder público e cobra que uma exigência com mais rigor do uso de máscaras em locais fechados.
Na Inglaterra, desde o início de janeiro deste ano, a máscara não é mais obrigatória em ambientes fechados ou locais públicos. Fora isso, o governo também anunciou que o passaporte de vacinação para eventos com grande público não será mais exigido. Países como Suíça, Lituânia, Dinamarca e Áustria também anunciaram flexibilizações do tipo nas últimas semanas.
LEOPOLDINA
Em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Leopoldina, continua ainda valendo o decreto municipal onde estabelece o uso das máscaras no município de Leopoldina.
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a deliberação do Estado de Minas Gerais.
 
 
Fonte: Zona da Mata Online
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!