Ubá e Recreio realizam mutirão de vacinação contra febre amarela
21/02/2017 07:19 em REGIÃO

 

As prefeituras de Ubá e Recreio estão realizando mutirões de vacinação contra a febre amarela desde essa segunda-feira (20). Nos dois municípios foram encontrados macacos mortos.

Em Ubá, o animal foi encontrado neste domingo (19) no Bairro Ponte Preta. O corpo do animal foi congelado e enviado para Belo Horizonte, onde passará por testes para saber se ele está infectado.

Já em Recreio, duas mortes de animais foram registradas. Em ambos os casos, a hipótese de infecção foi descartada após exames.

De acordo com o calendário divulgado pela Prefeitura de Recreio, a vacinação contra febre amarela vai ocorrer desta segunda até quarta-feira (22). Todos os dias, as unidades de saúde vão funcionar das 7h às 20h para atender à demanda da população que não conseguia comparecer aos locais por causa do trabalho. Normalmente, a vacinação vai até 16h.

As ações de Ubá vão se concentrar nos bairros Ponte Preta, Santa Bernadete e na zona rural. A vacinação será intensificada e as doses serão aplicadas sempre das 8h às 11h e entre 13h e 15h nas unidades de saúde. Além disso, serão realizados pulverização com o remédio para matar mosquitos e trabalho de conscientização para uso de repelente.

Febre Amarela
Os sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

A vacina tem validade de dez anos e o interessado deve apresentar o cartão de vacinação nos postos de saúde para verificar se há necessidade de nova dose.

Ela é contra-indicada para crianças menores de seis meses, alérgicos a ovo de galinha e seus derivados e a outros componentes da vacina. Pessoas com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), transplantados, pacientes com tratamento de câncer e com imunodeficiência também não devem vacinar.

Casos na região
Na Zona da Mata e Vertentes, houve sete registros de epizootias até agora. Rumores foram registrados em Rio Novo, Belmiro Braga e Espera Feliz. Há casos em investigação em Ewbank da Câmara, Juiz de Fora e Leopoldina.

Fonte: G1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!