Força Nacional poderá atuar nas manifestações da segurança pública em Minas
18/03/2022 05:43 em REGIÃO

 

A Justiça de Minas decretou na noite desta quinta-feira (17) que a Força Nacional atue, caso necessário, no cumprimento de decisões em relação às manifestações dos servidores de segurança pública do Estado. Conforme o Tribunal de Justiça, os mandados de intimação já foram expedidos. 

De acordo com a decisão, a medida foi tomada após o Governo de Minas determinar que pessoas e lideranças envolvidas nos atos não obstruam as vias públicas, além de proibir a queima de fogos, o porte e a utilização de armas. Mesmo com o decreto os manifestantes continuaram “organizando manifestações que submete à ordem pública a risco”, escreveu o juiz  Michel Curi e Silva.

No texto, o magistrado informou que as associações e os sindicatos identificados por estarem à frente das manifestações foram intimadas. E que o uso da Força Nacional vai ocorrer, caso seja necessário.

“Desde já, ordeno o uso da Força Pública Nacional no caso de a força pública estadual disponível ou remanescente mostrar-se insuficiente para o cumprimento desta decisão”. 

Os servidores da segurança pública de Minas marcaram nova manifestação para a próxima segunda-feira (21), em frente à Cidade Administrativa, sede do Governo do Estado.

O que é a Força Nacional 

Composta por policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos dos estados e do Distrito Federal, a Força Nacional atua na preservação da ordem pública, segurança das pessoas e patrimônio, além de calamidades. Ela foi criada em 2004 sendo inicialmente instituída para atuação nos estados e executar atividades de policiamento ostensivo.

A reportagem do Hoje em Dia procurou o governo estadual para saber se houve algum pedido da atuação da Força Nacional em Minas, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!