68º Batalhão de Polícia Militar de Leopoldina formaliza início das atividades da Companhia Tático Móvel
18/03/2022 12:38 em LEOPOLDINA

 

A 159ª Cia Tático Móvel é uma Companhia de Recobrimento da Unidade, não só em Leopoldina, mas nas 15 cidades sob a área jurisdicional do 68º BPM.

Em reunião realizada no Auditório da Câmara Municipal de Leopoldina na noite desta quinta-feira, 17 de março, o Tenente-Coronel Yoshio Luiz Yamaguchi, Comandante do 68º Batalhão de Polícia Militar sediado no município formalizou o início das atividades da 159ª Cia Tático Móvel, uma Companhia de Recobrimento da Unidade não só de Leopoldina, mas das 15 cidades que estão sob a área jurisdicional do Batalhão.

Além do Comandante Yamaguchi o encontro contou com as presenças do presidente da Câmara de Leopoldina, vereador José Augusto Cabral, dos prefeitos Pedro Augusto Junqueira Ferraz, de Leopoldina e Alex Anzolin, de Argirita, do sub-comandante do 68 BPM Major Dimas Luiz Ferraz, do Capitão Gilmar Seoldo – Comandante da 37ª Cia PM de Leopoldina e do Capitão Márcio Braga Araújo – Chefe da Seção de Planejamento Operacional, dentre outros militares.

O encontro também serviu para informar números relacionados à segurança pública desde a implantação do 68 BPM na cidade, destacar a importância da prevenção em relação à criminalidade e enfatizar a relação entre a Polícia Militar e a comunidade na qual está inserida.

Compareceram no Salão Nobre Antônio Sérgio Lima Freira para a reunião a vereadora leopoldinense Inezinha Xavier, o procurador jurídico da Câmara de Argirita Dr. Márcio Pereira de Castro Ramos Júnior, Kalon Moraes – chefe de gabinete do prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Machado Monteiro – presidente da ACIL e seu vice-presidente, o empresário Fernando Brandão (Sol e Neve), os empresários Nei Ribeiro (Damata Bebidas) e José Creso Resende (Ritson Hotel); o assessor do deputado federal Fred Costa, Vinícius Madaleno junto a Vitor Hugo de Almeida Rodrigues, também ligado ao setor de segurança privada; Welton Siqueira Rezende – diretor do Presídio de Leopoldina e seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida representando o Bispo Diocesano Dom Edson Oriolo,

Segundo explicou à Reportagem do Jornal O Vigilante Online o Comandante Yamaguchi (foto), a Companhia Tático-Móvel é composta por 3 a 4 militares e tem uma capacidade de reação maior, um equipamento mais robusto para atuar, como capacetes e escudos balísticos se forem necessários, munição química. Seus componentes recebem um treinamento mais específico, para atuação em ocorrências de maior complexidade que exigem um treinamento mais específico, o que vai melhorar a capacidade da PM na área do 68º Batalhão.

Para o Comandante, uma tônica do comando será a prestação de contas para a sociedade. “Quero desenvolver aqui um trabalho onde a sociedade tenha voz ativa. Eu vou levar o que estamos fazendo, os resultados alcançados em relação aos crimes e vou coletar o que o pessoal entende como o melhor para desenvolver um trabalho de segurança pública”, afirmou o oficial.

Ao avaliar a reunião o Comandante Yamaguchi comentou sobre as presenças de importantes empresários que vão multiplicar o que foi falado, representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo e assessoria de um deputado. “O que nós falamos na reunião vai ganhar eco e talvez a nossa próxima reunião vai contar com um número maior de pessoas, porque também conseguimos trazer representantes dos bairros, da Zona Rural, até para conhecer a Polícia e como é feito o serviço, que é um serviço planejado, não executamos serviço aleatório, acho que isso ficou bem definido.”

Em sua fala na reunião o sub-comandante do Batalhão, Major Ferraz (foto abaixo) comentou que o Comandante Yamaguchi está inovando ao trazer a comunidade para uma reunião na qual a corporação presta contas à comunidade. “Contamos também com a juventude, com a Igreja (sentido amplo), a área rural, enfim, nós queremos ouvir a comunidade, a Polícia Militar é parceira da Comunidade e nós também somos comunidade”, mencionou o Major.

Também prestigiaram a reunião o Sr. Manoel Cavalcanti – morador da área rural no acesso da BR-116 para a Comunidade das Palmeiras em Leopoldina, o professor Júnior Almeida (Tebas), A Presidente da Associação de Moradores do Bairro Solar Sra. Raquel de Freitas juntamente com a moradora daquele Bairro Sra. Mileide Aparecida, Sra. Sandra de Fátima Bártoli Vargas representando um grupo de pessoas da Estiva, Boa Sorte, Lajinha, Piacatuba e o Sr. Jumar Marques de Oliveira, morador do bairro Vale do Sol.

De acordo com informações obtidas pela Redação do jornal, na primeira atuação das equipes do Tático Móvel nesta sexta-feira, dia 18 de março, foram cumpridos Mandados de Busca e Apreensão resultando em prisões, apreensões de armas e drogas, dentre outros itens.

O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!