Promovido pela Associação Médica de Leopoldina o encontro reuniu profissionais da cidade e região, além de representantes do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais e Associação Médica de Minas Gerais.
Foi realizada em Leopoldina na manhã do sábado, dia 19 de março, a 495ª (quadringentésima nonagésima quinta) reunião da UREZOMA (União das Regionais da Zona da Mata), promovida pela Associação Médica de Leopoldina (AML).
Criada há 56 anos, a UREZOMA realiza mensalmente reuniões itinerantes, nas sedes regionais da Associação Médica, em Leopoldina, Juiz de Fora, Muriaé, Cataguases, Além Paraíba, Carangola, São João Nepomuceno, Manhuaçu, Carangola, Ponte Nova, Viçosa e Ubá, nas quais associa a parte científica, a parte de defesa profissional e o congraçamento junto aos médicos que vêm da região.
O objetivo essencial da UREZOMA é o intercâmbio de conhecimentos, a busca do aprimoramento na área médica. Em Leopoldina, o encontro teve como local um dos salões do Hotel Minas Tower.
Dentre os presentes estavam médicos, fisioterapeutas, bioquímicos, biomédicas, representantes da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRMMG), o presidente da UREZOMA, Dr. Delano Carlos Carneiro e o presidente da AML, Dr. Paulo Rubens M. Lupatini.
Durante o evento foram proferidas as palestras “Princípios Básicos de Fratura Exposta”, com o Dr. Igor Vieira; “Assistência Jurídica”, com o diretor da AMMG, Dr. Lincoln Lopes Ferreira e “Registro de Qualificação de Especialidades Médicas”, com o Dr. Cícero de Lima Renna, Conselheiro do CRMMG.
Além do seu aspecto técnico, que proporciona a troca de experiências entre os profissionais médicos, durante a reunião, UREZOMA e Associação Médica de Leopoldina prestaram uma homenagem póstuma ao saudoso médico Dr. José Ferraz Rodrigues, falecido no último dia 4 de fevereiro.
A Dra. Glenda Campos Barbosa, médica ginecologista em Leopoldina foi convidada para entregar a Placa de Homenagem à viúva do Dr. José Ferraz, Dra. Marilda Ferraz – proprietária em Leopoldina do Laboratório Hemograma, que estava acompanhada pelos filhos Álvaro (advogado) e Patrícia (empresária). A outra filha do casal, Paula (advogada), não pode comparecer ao evento.
Em seguida a programação da 495ª UREZOMA reuniu para um importante Debate sob o tema “Medicina, Desafios Atuais” o Dr. Delano Carlos Carneiro, Dr. Cícero Renna, Dr. Paulo Repsold, Dr. Lincoln Lopes Ferreira e o Dr Paulo Rubens M Lupatini.
Em entrevista ao Jornal O Vigilante Online, o presidente da UREZOMA, Dr. Delano (foto) fez uma avaliação do Encontro. “Observo aqui um debate muito importante, especialmente com a participação do Conselho Regional de Medicina e Associação Médica de Minas Gerais que trouxeram para nós, elementos importantes, sobretudo em defesa da boa prática médica. Esse é o ponto que eu considero essencial, exatamente os órgãos que são os nossos órgãos maiores, que vêm nos alertando, informando e orientando acerca da melhor conduta em favor do paciente”, comentou Delano.
O presidente da UREZOMA também destacou a apresentação do jovem e talentoso médico Dr. Igor Vieira, que trouxe uma fala muito oportuna e importante sobre o tratamento das fraturas. “O ponto alto da nossa UREZOMA foi a homenagem ao Dr. Ferraz (foto ao lado). Ele é pra nós um ícone, uma pessoa com a qual nós tivemos a felicidade de conviver durante longos anos. Pude ver a cada dia a sua disponibilidade, o seu interesse, a sua competência, mas acima de tudo a sua honradez como ser humano. Foi um grande pai de família, foi um político que deixou sua marca na nossa Câmara, onde foi edil por 3 mandatos e de fato o nosso amigo Dr. José Ferraz deixou uma lacuna. Mas, eu gostaria de destacar o legado que ele deixou, de trabalho, de competência e de disponibilidade. Extremamente amável, cordial, de fácil trato e estava sempre disponível para as situações de emergência. Não havia um chamado que o Ferraz não atendesse. À família nós agradecemos muito, porque a família nos cedeu o Ferraz. Ele viveu em função do trabalho. Eu vejo com muita alegria a manifestação das pessoas, manifestações sempre elogiosas ao Ferraz, isso é um reconhecimento que o dinheiro não paga. O Ferraz escreveu seu nome na história com letras maiúsculas. Ele de fato, teve um papel muito importante para todos nós. A medicina de Leopoldina e da região tem muito a agradecer ao Dr. José Ferraz”, concluiu.
O diretor de Assuntos do Interior da Associação Médica do Brasil e ex-presidente da Associação Médica Brasileira, o Dr. Lincoln (foto), natural de Itaúna – MG, também é presidente da Confederação Íbero-Latino Americana e do Caribe de Entidades Médicas (Confemel), compreendendo desde o México à Patagônia e a Península Ibérica. Falando ao Jornal O Vigilante Online, Dr. Lincoln fez um balanço do Encontro da UREZOMA em Leopoldina. “É uma satisfação muito grande participar desta edição da UREZOMA, aproximando-se da reunião de número 500. São 56 anos de história, dos quais tenho uma participação nos últimos 12 anos contribuindo com os colegas aqui da Zona da Mata. Sem dúvida nenhuma, o aperfeiçoamento, o grau de discussão, a relevância dos temas que se coloca em cada reunião da UREZOMA, são fundamentais para cada colega que assiste uma reunião dessas, sai, reflete e discute sobre o tema com seus pares e pacientes. Dessa forma, a UREZOMA e a Associação Médica de Minas Gerais, que neste ato eu represento, trazem a sua contribuição para o nosso estado e para o aperfeiçoamento do nosso sistema de saúde, que é um sistema de saúde de inclusão social dos mais avançados do mundo, que ainda tem disfuncionalidades e ainda sofre com a carência de recursos e não só temos recursos muito limitados como temos dificuldades em aplica-los, ou seja, quando você estabelece uma discussão de alto nível, com parâmetros bem definidos, com metas bem definidas, esses recursos até então extremamente parcos começam, como que por mágica, a multiplicar com benefícios para cada um de nós enquanto cidadão.
O medico leopoldinense Dr. Celso Francisco Resende Vieira foi homenageado pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) durante a Semana do Médico 2021, evento no qual ele não pode comparecer. Agora, por ocasião da 495ª UREZOMA, Celso Vieira recebeu formalmente a homenagem das mãos do diretor da AMMG, Dr. Lincoln Lopes Ferreira e do presidente da AML, Dr. Paulo Rubens Lupatini.
A 495ª UREZOMA foi encerrada com um almoço no Restaurante Japa Grill, no Minas Tower, ao som do artista leopoldinense Rodrigo Rosa, da Banda Surfa.