Projeto Educacional do Bairro João Paulo II de Leopoldina visita Parque da Lajinha em Juiz de Fora
29/03/2022 05:43 em REGIÃO

 

No domingo, dia 20 de março, uma excursão promovida pelo Projeto Educacional do Bairro João Paulo II, em Leopoldina, levou 32 crianças ao Parque da Lajinha, Unidade de Conservação da Natureza localizada em Juiz de Fora, no Bairro Teixeiras.

A informação é do líder comunitário Vladimir Oliveira da Silva, o Miro Silva, idealizador do projeto que este ano está em sua 6ª edição. “Foi muito bacana, as crianças aprenderam muito sobre a fauna brasileira. Tiveram um dia muito especial”, comentou Miro Silva em contato com a Redação do Jornal O Vigilante Online.

A expedição leopoldinense com destino a Juiz de Fora saiu da cidade às 07h00 em um ônibus levando também alguns pais de crianças que participam do projeto, moradoras do João Paulo II e de outros bairros. O grupo permaneceu no Parque da Lajinha no período de 09h00 às 16h00.

Vladimir também informou que no dia 06 de junho o Projeto realiza mais uma expedição, dessa vez no Bioparque no Rio de Janeiro. “Nossas aulas são às segundas e quintas, de 17h30 às 19h00.

Mais informações sobre o Projeto Educacional do Bairro João Paulo II, como participar e também como ajudá-lo podem ser obtidas junto ao seu coordenador, Miro Silva, através do contato (32) 9 8835-2419.

O Parque da Lajinha

O Parque Natural Municipal da Lajinha, em Juiz de Fora, é formado por aproximadamente 86 hectares, dos quais, 49 consistem em fragmento de Mata Atlântica, 30 são área de reflorestamento e outros 7,5 de uso intensivo, estes, abertos à visitação pública.

Ocupando uma área da antiga Fazenda da Lajinha, havida por desapropriação pela Prefeitura de Juiz de Fora em 1978, o Parque Natural Municipal da Lajinha foi assim denominado no dia 10 de julho de 2012, através do Decreto nº 11.266.

De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, a Floresta Nativa do Parque Natural Municipal da Lajinha é uma das áreas remanescentes da Mata Atlântica do município que abriga um tipo de vegetação caracterizada como Floresta Estacional Semidecidual Montana. No passado era uma Mata maior contígua e formada pelas matas do Campus Universitário, Fazenda Santa Cândida e Mata do Imperador. A fauna é constituída, predominantemente, por aves, peixes, mamíferos de pequeno e médio porte, répteis e artrópodes.

Atualmente, o Parque Natural Municipal da Lajinha é a única área verde de médio porte do município, aberta ao público para o lazer e o turismo ecológico.

Com todo este potencial, está sendo estudado e analisado para a implantação de um Plano de Manejo, em elaboração pelos consultores do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, em convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora, município escolhido entre vários outros da América Latina. O Plano de Manejo está em fase final para apreciação da comunidade de Juiz de Fora e da administração municipal.

Com a implantação do Plano de Manejo, o atual Parque Natural Municipal da Lajinha será incluído na categoria de uma Unidade de Conservação, de acordo com o SNUC –Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, com fins científicos, culturais, de turismo, de lazer e um espaço destinado às práticas de Educação Ambiental.

O Parque funciona de terça a domingo, entre 8h00 e 17h00, com entrada permitida até às 16h30.

O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!