Leopoldina sedia reunião para elaboração de Arranjo Produtivo Local (APL) da pecuária leiteira
LEOPOLDINA
Publicado em 08/04/2022

 

Os interesses da pecuária leiteira e do agronegócio de Leopoldina e municípios vizinhos, dentre outros setores produtivos da Zona da Mata de Minas Gerais foram temas do Primeiro Encontro sobre a possibilidade de criação regional do Arranjo Produtivo Local (APL) realizado em Leopoldina na última quarta-feira, dia 6 de abril.

O evento, idealizado pelo advogado e produtor rural José Eduardo Junqueira Ferraz e contou com a presença do diretor de projetos de desenvolvimento local da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Marco Gaspar.

Autoridades locais e regionais, dentre elas prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, importantes líderes dos setores empresarial, comercial, industrial e rural de nossa região, além de representantes sindicais e de órgãos públicos, dentre outros, prestigiaram o encontro no salão de eventos da Cooperativa Leste.

O Arranjo Produtivo Local (APL) pode ser definido como aglomerações de empresas com especialização produtiva, em um mesmo território, que mantêm vínculos de cooperação entre si e com outros atores locais, possibilitando maior desenvolvimento econômico, facilitando o direcionamento de políticas públicas dos governos estadual e federal e ampliando a capacidade de governança das cidades envolvidas.

Na abertura da reunião, José Eduardo destacou a importância do agronegócio local e regional, em especial a pecuária leiteira, mencionando que o segmento vem perdendo espaço para outros estados.

Segundo dados apresentados em relação ao perfil da produção de leite normal, quase todos os municípios brasileiros se dedicam à atividade. Em 2019 a produção primária de leite atinge a monta de R$ 35 bilhões de reais, o 7º maior volume de produtos agropecuários nacionais.

O Sudeste vem reduzindo a produção de leite. Em 1997 a região produzia quase o dobro da região Sul. Minas Gerais produziu naquele ano 5.6 bilhões de litros de leite, bem mais do que os 3 estados da região Sul juntos (1,26 bilhão a mais de produção).

De 1997 a 2018 a produção de leite na região Sul cresceu 167%, enquanto a região Sudeste cresceu 37%. Em 2018 Minas Gerais continuava com a maior produção nacional, porém, os 3 estados do Sul juntos já produzem 2.6 bilhões de litros de leite a mais que Minas Gerais.

Dentre os participantes daquela assembleia observou-se uma posição muito bem definida em torno da necessidade de que Leopoldina e região voltem a ocupar o seu lugar de protagonismo, que já foi ocupado por ela no passado.

Em depoimento concedido ao Jornal O Vigilante Online logo depois do encerramento da reunião, Marco Gaspar, que também é vice-presidente para Promoção de Negócios do Clube de Diretores Lojistas de Belo Horizonte avaliou o evento como o primeiro passo, extremamente importante. SEDE-MG.

José Eduardo Junqueira Ferraz considerou muito produtivo o encontro. “Fiquei muito feliz com a diversidade de pessoas que vieram ao nosso encontro. Todos estamos imbuídos do mesmo objetivo, de recuperar e reestruturar a grande vocação econômica da nossa região que é a pecuária leiteira para que a gente possa voltar a viver os momentos de glória que já experimentamos no passado. Essa é uma data importante, uma data histórica, que tende a mudar o futuro econômico da nossa região para que a gente volte a resgatar o cenário de renda, de emprego e dignidade pra nossa gente. Eu vejo com muita simpatia e felicidade esse momento”, afirmou.

Jornal O Vigilante Online

Comentários
Comentário enviado com sucesso!