Para o sarampo, o público-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já para a gripe (Influenza), o público-alvo são idosos acima de 60 anos; crianças de 06 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, profissionais de segurança, pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.
O município de Leopoldina vai promover, neste sábado, 30 de abril, o Dia D para as campanhas de vacinação contra o sarampo e a gripe (Influenza). A ação vai ocorrer de 8h00 às 13h00 na Praça Félix Martins, Centro da cidade, e de 8h00 às 17h00 nos Postos de Saúde mencionados no final desta matéria.
De acordo com Regina Aparecida Inácia Reis, do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina, o objetivo da campanha de influenza é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Regina esclareceu que a partir desta data poderão se vacinar contra influenza os seguintes grupos: Idosos acima de 60 anos; crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idade; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso e trabalhadores portuários.
Todos os profissionais citados devem apresentar comprovantes de vínculo ativo e os demais mediante apresentação de documento de identidade e comprovante/atestado que justifique sua necessidade.
No que diz respeito a vacinação contra o sarampo, o Setor de Vigilância alerta para a importância da imunização, visto que o sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de 01 ano de idade, visando interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo.
Para o sarampo, o público-alvo será composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), de forma indiscriminada e os trabalhadores de saúde com atualização da caderneta vacinal. Todos os trabalhadores de saúde, independente da idade, devem ter as duas doses da vacina Tríplice Viral.
Pontos de vacinação em Leopoldina:
- ESF Quinta Residência – Rua Antonio Fernandes Valentim
- ESF Bandeirantes – Rua Rafael Gorrado s/n
- ESF São Cristóvão – Rua Nilo colono dos Santos
- ESF Bela Vista I – Av. dos Expedicionários
- ESF Bela Vista II – Av. dos Expedicionários
- ESF Tebas – Rua Henrique Fonseca
- ESF Piacatuba – Rua Praça Dr. Joaquim Dutra
- ESF Providência – Rua Prof. Carlos Franco
- ESF Abaíba
- ESF Rosário – Praça do Rosário
- ESF Ribeiro Junqueira – Av. Aurelio Pimentel
- ESF Pirineus – Rua Moacir Cunha
- Polo de Saúde Agostinho Pestana – ponto de referência prédio abaixo do hospital
- Praça Félix Martins (de 08:30 às 13:00 horas).
De 08:00 às 17:00 horas no NIR (Centro Integrado de Reabilitação) equipes de saúde estarão vacinando adultos contra Covid-19. No ESF VIII Rosário a vacina será direcionada para crianças de 05 a 11 anos contra Covid-19.
Jornal O Vigilante Online