Muriaé recebe R$ 600 mil para realização de cirurgias eletivas pelo SUS
26/04/2022 16:19 em REGIÃO

 

Muriaé recebeu recentemente uma verba de R$ 600 mil para o custeio de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O recurso foi enviado, através de uma emenda parlamentar pelo deputado estadual, Dr. Wilson Batista (PSD).

De acordo com o deputado, por conta do período de quase dois anos de pandemia, os procedimentos ficaram suspensos, o que fez aumentar ainda mais, a fila de espera de pacientes. Segundo Wilson, que também é médico cirurgião e conhece a realidade da saúde no estado, o acumulado desse período dificilmente seria normalizado apenas com investimento dos governos federal e estadual.

O deputado informou que a tabela do SUS ainda está muito abaixo do custo de cada cirurgia. Os hospitais e instituições de saúde, credenciados no sistema público tem dificuldade em fechar as contas e garantir atendimento aos que precisam.

“Convivendo diariamente dentro de um hospital público e atendendo os pacientes a gente consegue ter o diagnóstico preciso do colapso da saúde causado pela pandemia, mas agora, com a situação quase controlada, é preciso que tenhamos um olhar atento as necessidades das outras doenças.” Afirmou o deputado Dr. Wilson Batista.

O que é cirurgia eletiva?

A cirurgia eletiva é uma cirurgia não emergencial planejada, que permite que o paciente e o médico determinem o melhor momento e local para realizá-la. Há uma grande variedade de procedimentos que podem ser considerados eletivos, a principal vantagem da cirurgia eletiva é que ela tem um resultado controlável e previsível, uma vez que a variante do acaso e das circunstâncias de emergência são removidas.

As realizações das cirurgias eletivas obedecem a uma lista de prioridades que é monitorada pela secretaria de saúde do município. Antes, é preciso que o paciente tenha passado por uma consulta com especialista em algum posto de saúde ou hospital. O médico solicita os exames, avalia o caso individual e encaminha o paciente para a lista de espera de cirurgias.

 



Fonte : Rádio Muriaé
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!