1ª Exposição Regional Girolando Sem Fronteiras reforça importância da pecuária leiteira para Leopoldina
LEOPOLDINA
Publicado em 05/05/2022

 

Próximo evento do segmento rural, a 84ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina acontece em julho.

1ª Exposição Regional Girolando Sem Fronteiras, realizada em Leopoldina de 18 a 23 de abril pela Associação dos Criadores de Girolando Sem Fronteira contou com stands de empresas e instituições locais, regionais, estaduais e nacionais, além de criadores e expositores de gado Girolando vindos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o que engrandeceu ainda mais o evento.

De Leopoldina estavam presentes nesta 1ª Exposição Regional: Cezzar Lopes, Mouragro, Agroimperial, Agrifama, Sicoob Coopemata e ACIL

Cezar Lopes Maquinas e Implementos Agrícolas

Fundada em 1967 pelo co-proprietário Luiz Cesar Zampier, mais conhecido por todos como ‘Tata’, a Cezar Lopes representa grandes marcas na área do Agronegócio, como Stihl – rocadeiras e motosserras, Delaval – Ordenhadeiras e materiais de limpeza, Nogueira e Pinheiro – picadeiras e seus implementos e muitas outras marcas conhecidas.

A empresa conta com um quadro de funcionários preparados e certificados em consertos e instalações de máquinas atendendo seus clientes com grande excelência.

De outras cidades de Minas Gerais que vieram à Leopoldina e participaram da Exposição a Reportagem listou empresas instaladas ou com representação no estado, como a New Holland Tratores (Manhuaçu), Alta Genetics (Uberaba), Basso Pancotte (Vespasiano), Mais Soluções Rurais e Ambientais (Muriaé), Laticínios Porto Alegre (Ponte Nova), John Deer / Tratores e Implementos (Alfredo Vasconcelos) e Rações Guabi (Além Paraíba).

Rações Guabi – BR-116, no Bairro Gauchão, em Além Paraíba – MG.
Basso Pancotte é do Rio Grande do Sul. A empresa atende a Zona da Mata e todo o estado de MG, onde tem seu distribuidor em Vespasiano.
Carvalho Assessoria, sediada em Lavras é representante da Pró Genética, do Paraná e pela primeira vez participa de evento em Leopoldina.

Do Paraná essa 1ª Exposição Regional contou em seus stands com a participação da Pró Genética (Cascavel), do Mato Grosso do Sul a Real H Homeopatia Animal (Campo Grande) e de São Paulo, a Polinutri (Itapevi).

O Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Girolando (ABCG), engenheiro agrônomo e produtor rural Odilon de Rezende Barbosa Filho (foto abaixo), compareceu à abertura oficial do evento, na sexta-feira (22).

Diretores da Associação dos Criadores Girolando Sem Fronteiras, produtores rurais, expositores, autoridades municipais e representantes de vários setores da economia local participaram da solenidade.

“Pra nós do Girolando essa 1ª Exposição Regional em Leopoldina é muito especial, porque esta é uma bacia leiteira extremamente importante e que está sendo resgatada, voltando às suas origens de ser um fornecedor de genética para o Brasil inteiro”, comentou Odilon Barbosa à Reportagem do Jornal O Vigilante Online. “Realmente, Leopoldina e a Zona da Mata sempre foram referência. É importante ajudar a divulgar essa raça e principalmente o lugar que sempre teve uma referência para a pecuária leiteira nacional”, acrescentou.

Sobre a projeção do gado Girolando, que tem a ‘marca’ do Brasil e está ganhando o mundo, Odilon afirmou que isso é motivo de orgulho e aumenta a responsabilidade. “Hoje, mais de 80% da produção de leite do Brasil é produzida através de vacas Girolando. Ao mesmo tempo, nos motiva a trabalhar cada vez mais em prol dessa raça tão importante para o mundo tropical”, enfatizou o presidente da ABCG.

Odilon Barbosa revelou que há um interesse muito grande na raça, com algumas negociações já em andamento, já efetivadas em vários países do mundo tropical. “Hoje nós estamos trabalhando para que o Girolando seja considerada a raça nacional”, concluiu.

Resultados alcançados

Integrante da diretoria da Associação dos Criadores de Girolando Sem Fronteira de Leopoldina, Paulo Junqueira, da Chácara do Desengano, se posicionou em relação aos resultados alcançados pela Associação através da realização dessa 1ª Exposição Regional Girolando Sem Fronteiras, ranqueada pela ABCG. “Estamos muito satisfeitos, não só pela Associação, mas também pelos patrocinadores, que a gente sabe que obtiveram bons resultados e principalmente pelos criadores e expositores de gado Girolando que saíram daqui muito contentes com a organização da Exposição”, afirmou Paulo Junqueira.

O diretor da Associação também realçou a eficiência, a transparência dos julgamentos e a organização da cidade, informando que o evento gerou 17 empregos diretos, além dos temporários, durante 12 dias, enfatizando que também houve um incremento do consumo no comércio local para toda a logística do evento.

Criada em 09 de dezembro de 2014, a Associação dos Criadores de Girolando Sem Fronteira tem como seu presidente o empresário Cláudio Moura (Mouragro), na foto juntamente com o presidente da Coopleste, Marcelo Junqueira Ferraz e o presidente da ABCG, Odilon Barbosa.

Concorreram 181 animais da raça, que foram julgados pelo Jurado Thiago Nascimento Brito de Castro (foto), médico-veterinário vindo de Carmo de Minas e do zootecnista Weverton Bibiano Rodrigues (foto), Jurado de Admissão que veio de São João Nepomuceno

Fazendas do BASA promove palestra sobe transferência de embriões e reúne alunos de Zootecnia, Medicina-Veterinária e produtores rurais

Importante palestra promovida pelas Fazendas do BASA, do pecuarista Evandro do Carmo Guimarães, reuniu na manhã do dia 21 de abril no Salão de Eventos da Coopleste, 45 universitários do curso de ZOOTECNIA do IF Sudeste de Rio Pomba e 30 estudantes de graduação do curso de MEDICINA-VETERINÁRIA da Faculdade Sudamérica, de Cataguases.

A palestra teve como tema o mercado crescente de profissionais dedicados ao melhoramento genético do GIR LEITEIRO E GIROLANDO, na área de reprodução assistida (transferência de embriões). Expositores e produtores rurais também prestigiaram o evento, que ao final sorteou 3 pacotes com 3 embriões de meio-sangue, custeados pelas Fazendas do BASA.

Os ganhadores foram Celina Maria Soares Monteiro de Barros, da Fazenda Monte Alegre, em Rosário da Limeira; o médico-veterinário Leandro Meireles Veiga, do Sítio Serrinha, em Argirita e Natália da Mata Campos, de Piacatuba.

Após o encerramento da 1ª Exposição Regional Girolando Sem Fronteira, a próxima atração do setor agropecuário do município será realizada pela Coopleste no período de 3 a 10 de julho, a 84ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina.

Apoio: Fazendas do BASA

Jornal O Vigilante Online

Comentários
Comentário enviado com sucesso!