Três alunos do Polivalente de Leopoldina conquistam títulos na etapa micorregional do JEMG
14/05/2022 06:08 em LEOPOLDINA

 

Resultado foi alcançado na modalidade Xadrez pelos alunos da Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho Júlia Karolyne, Leonardo Simões e Náthaly Garcia. Eles participarão dos jogos na Etapa Regional Zona da Mata, em Além Paraíba.

Três alunos da Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho (Polivalente), de Leopoldina, conquistaram títulos nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) na modalidade Xadrez durante a etapa microrregional na área da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, realizada de 2 a 6 de maio na cidade de Cataguases.

Júlia Karolyne – segundo lugar no feminino, Leonardo Simões – primeiro lugar no masculino e Náthaly Garcia – terceiro lugar no feminino trouxeram medalhas inéditas para a escola, obtiveram essas colocações na competição que envolve estratégia, raciocínio lógico e muita observação e estão selecionados para a próxima etapa. As disputas do Xadrez aconteceram no dia 5 de maio.

“É com muita alegria que a Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho parabeniza nossos alunos Júlia Karolyne, Leonardo Simões e Náthaly Garcia pelos títulos obtidos nos Jogos Escolares de Minas Gerais”, comentou o professor coordenador geral da escola Raphael Gouvêa Rompinelli.

O Polivalente vem se destacando como uma escola de excelência na aprendizagem. Com o modelo de Ensino Médio de Tempo Integral, com aulas no período da manhã e tarde, a escola possui alguns pilares educacionais como a formação de excelência, o desenvolvimento do projeto de vida dos alunos e a promoção de habilidade e competências para o século XXI, além do primeiro ano do ensino médio que é também Curso Técnico em Segurança do Trabalho, o que viabiliza uma formação na educação básica e uma formação técnica, colocando os alunos a frente de seus pares.

Dentre algumas das práticas exitosas desenvolvidas na escola estão os Clubes do Protagonismo, cujo foco é o desenvolvimento de habilidades que podem auxiliar e representar os jovens em suas vidas cotidianas, além de se organizarem de forma autônoma com base nos interesses dos estudantes.

De acordo com as informações da escola, o Polivalente conta com o Clube da Música, do Teatro e o Clube do Xadrez. “Dessa forma a recente vitória dos alunos é um dos exemplos de sucesso que estamos conquistando”, menciona o professor Raphael, acrescentando que a educação é um processo de constante construção. “Ser vitorioso em uma modalidade que exige tanto do raciocínio quanto da observação é digno de congratulações e demonstra como nossos jovens estudantes são construtores dos seus próprios futuros”, frisou.

“Nossa escola tem passado por muitas mudanças visando melhorar seu espaço pedagógico. Disponibilizamos uma rede Wi-Fi para os alunos, temos espaços destinados aos jovens e suas atividades, armários para todos guardarem seus pertences, entre outras práticas. O resultado desse movimento está aí! Nossos alunos vêm se destacando em nosso contexto”, relatou o professor Raphael.

A E. E. Sebastião Silva Coutinho está localizada na Rua General Olímpio Mourão Filho, s/nº, no Bairro Pirineus. Sua diretora é a professora Benedita do Rosário (Zazaia), vice-diretora a professora Fernanda Fajardo e os coordenadores dos períodos da manhã e tarde, Heloísa Portugal, Adenílton Paula e Laura Silva Nogueira. Os alunos do Polivalente que participaram do JEMG viajaram sob a orientação do Professor de Educaçao Física Thiago Marinato.

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

A próxima etapa dos JEMG é a regional, que acontece de 27 de junho a 3 de julho em 6 municípios do Estado com as competições de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Nesta etapa disputam as escolas inscritas das seis cidades-sede, além das equipes vencedoras da etapa microrregional nas modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol) e os quatro primeiros estudantes-atletas colocados, em cada módulo e naipe, na modalidade de xadrez. A etapa regional Zona da Mata será realizada na cidade sede de Além Paraíba.

Jornal O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!