Diversos setores da sociedade participaram do evento para as tratativas da fundação do Conselho Comunitário de Segurança Pública no município.
Foi realizada em Leopoldina na noite desta quarta-feira, dia 17 de maio, a reunião para apresentação do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP). O encontro foi promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais e aconteceu no Salão Nobre Brahim Elias Sleiman, na sede da ACIL Leopoldina, à Rua Ribeiro Junqueira, nº 53.
A reunião foi aberta pelo Major Ferraz – Sub Comandante do 68º Batalhão de Polícia Militar de Leopoldina e em seguida, o Capitão Gilmar Seoldo, Comandante da 37ª Companhia do 68º BPM apresentou aos participantes do encontro a ferramenta CONSEP. Também colaborou com os trabalhos o militar Cabo Sabino.
O Major Ferraz destacou que um dos grandes desafios é a mobilização da sociedade e esclareceu que, pela falta do CONSEP, Leopoldina está deixando de utilizar recursos financeiros, que são oriundos de contribuições, auxílios ou subvenções da União, do Estado e do Município, dotações orçamentárias; donativos ou transferências de entidades, empresas, pessoas físicas ou jurídicas e ainda os provenientes de atividades ou campanhas realizadas.
Durante a reunião foi explicado que estes recursos financeiros serão utilizados exclusivamente para atendimento às necessidades de Segurança Pública e aos órgãos de Defesa Social da Comarca; campanhas desenvolvidas para divulgação, promoção de eventos que visem arrecadar mais recursos, capacitações, enfim, qualquer iniciativa aprovada pela diretoria que venha engrandecer o CONSEP.
Os recursos são destinados a uma conta bancária, movimentada exclusivamente por cheque bancário nominal, firmado pelo presidente e tesoureiro do CONSEP.
A palavra foi aberta aos presentes, representantes de setores da sociedade, inclusive atuais presidente e vice-presidente de CONSEP de outros municípios, autoridades da Segurança Pública e órgãos de comunicação local.
Geraldo Bragato, vice-presidente do CONSEP de São Geraldo, fez a viagem de 100 km de distância pela BR-120 até Leopoldina, exclusivamente para participar e apoiar a reunião. A presidente do CONSEP de Cataguases, a advogada Denize Aparecida Tobias Norte também prestigiou o evento, no qual ambos falaram sobre a importância do Conselho.
Ao congregar as lideranças comunitárias, autoridades do Sistema de Defesa Social e de outros órgãos públicos direta ou indiretamente ligados à segurança pública, o CONSEP busca democratizar o planejamento das atividades de polícia ostensiva de preservação da ordem pública para a definição de prioridades de segurança pública. Através do Conselho, o cidadão participa do processo de planejamento da prestação do Estado.
Nesta reunião de apresentação do CONSEP, Conselho que nasce da comunidade, foi explicado que a prestação de serviços pelo Estado se refere na prevenção e combate aos crimes, de forma a contribuir para a redução das taxas de criminalidade. Para exercer esse importante papel, os CONSEP possuem autonomia e independência.
Com a participação da comunidade, o CONSEP tem como objetivos desenvolver programas de prevenção do crime e do medo que ele proporciona, além de planejar junto aos integrantes dos órgãos de Defesa Social as estratégias de policiamento, enfatizando-se a prevenção.
Isenção Político-Partidária
O apoio à estruturação e ao funcionamento de CONSEP por parte dos integrantes da PMMG, deverá ocorrer de forma apolítica, portanto, em nenhuma hipótese poderá ter a influência ou a interferência ou a promoção de legendas partidárias ou de autoridades.
A PMMG desenvolverá a atividade de apoio à criação do CONSEP, sua estruturação e funcionamento por meio de reuniões, participação nas discussões comunitárias e incentivo à integração social dos diversos agentes reais e potenciais envolvidos na busca de soluções para os problemas da segurança pública.
Jornal O Vigilante Online