Hemominas realiza 'arraiá' em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue em BH
14/06/2022 14:18 em REGIÃO

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, a Fundação Hemominas realiza nesta terça-feira (14) o 1º Arraiá do Hospital Júlia Kubitschek, no bairro Milionários, região do Barreiro, em Belo Horizonte. O evento acontece no centro de coleta da unidade de saúde.

A unidade foi decorada com a temática das festividades juninas e conta com diversas comidas típicas para quem se voluntariar à doação. Além disso, as pessoas que comparecem ao local recebem brindes. 

A coordenadora do setor de captação de doadores da unidade, Ana Célia Milagres, explica que a iniciativa é uma maneira de reconhecer a gentileza das pessoas que ajudam o próximo doando o sangue. "Nessa época, os estoques do Hemominas ficam menores e, por isso, precisamos chamar as pessoas para ajudarem. É muito bacana ver a adesão e, principalmente, que essa ação pode salvar a vida de pessoas", afirma. 

O empresário Ericson Souza de Araújo, de 26 anos, aproveitou a iniciativa para doar pela primeira vez. Ele conta que, agora, vai se tornar doador frequente. "É uma sensação muito boa. Eu tinha o receio de doar antes, mas foi muito tranquilo. Agora estou me preparando para vir daqui a 4 meses. E eu vim ainda em um dia especial", conta. 

O agente da Polícia Rodoviária Federal, Ubirajara Francisco de Oliveira, de 50 anos, que já é doador recorrente, comemora a oportunidade de ajudar o próximo através da doação mais uma vez. "Eu me senti muito bem fazendo a doação, fisicamente não senti nenhum incômodo. A sensação é excelente de ajudar pessoas que você nem conhece, que é a melhor forma que tem de ajudar o próximo", ressalta. 

Ao longo de toda a semana, o Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) também promove uma programação especial, com entrega de brindes e apresentação musical para os doadores. 

Já a Unidade de Coleta de Betim está decorada para receber e homenagear os doadores de sangue, havendo também distribuição de brindes como pipoca, paçoquinha e bananadas.

Para doar, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos e estar em boas condições gerais de saúde. Essas pessoas devem ainda possuir  estilo de vida saudável e não se expor a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis. 

O endereço completo e o horário de funcionamento de todas as unidades de doação podem ser consultados aqui.

Fonte: Hoje em Dia

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!