Após uma breve interrupção o Departamento Municipal de Trânsito de Leopoldina retomou a demarcação horizontal da sinalização de trânsito. Trata-se de um serviço que requer manutenção permanente aliada a uma campanha educativa e um policiamento mais ostensivo, porque, infelizmente, ainda existem os imprudentes e os desobedientes e pasmem: entre eles é grande o número de condutores profissionais, segundo indicam as placas vermelhas dos veículos que conduzem.
Diariamente observo o mau comportamento de condutores ao negar a preferência a pedestres nas travessias sinalizadas, mas também se vê pedestres atravessando as vias públicas fora das faixas demarcadas.
A sinalização vertical
Para citar outro exemplo de desobediência, segundo a placa que ilustra este texto, é proibido convergir à esquerda ao subir a rua Professor Gustavo Monteiro de Castro para acessar a rua Joaquim Furtado de Menezes em direção à Cohab-Velha. O certo é contornar a rotatória em torno do ‘Chafariz’ da praça Alípio Assunção com as opções de seguir pela General Olímpio Mourão Filho ou descer e convergir à direita na Joaquim Furtado de Menezes.
Há poucos dias fui testemunha de três infrações cometidas por condutores profissionais em menos de um minuto. Dois veículos de transporte escolar e um táxi fizeram a conversão proibida no local. Um dia depois, o caminhão de coleta de lixo urbano, contratado pela prefeitura, cometeu a mesma infração. Os acidentes nesse trecho ainda não aconteceram por milagre. Ora, se os profissionais !?, assim procedem, imaginem os amadores.
Deduzo que falta mesmo é mexer no bolso desses infratores com a participação da Polícia Militar em vigílias ocasionais em horários de maior intensidade do trânsito. Apenas multar quem estaciona em local proibido e guinchar carros é insuficiente
Não há quem não tenha percebido a revitalização e a introdução de nova sinalização de trânsito, principalmente as horizontais onde são utilizadas cores bem chamativas nas travessias de pedestres e rotatórias na região central de Leopoldina, avançando para cruzamentos nos locais mais movimentados.
O serviço de revitalização e adequação da sinalização viária na cidade, tem o principal objetivo de oferecer mais segurança para motoristas e pedestres, mas só funciona, repito, se mexer no bolso. Infelizmente!
Fonte: Jornal Leopoldinense